Arquivo da categoria: Censo SUAS

Preenchimento do Censo Suas 2017 começa nesta segunda-feira (11/09)

Gestores, coordenadores e conselheiros municipais e estaduais já podem preencher e enviar os questionários do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2017. Realizado anualmente, o levantamento tem o objetivo de monitorar as unidades, atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores da assistência social em todo o país.

Neste ano, a novidade é o formulário das Unidades de Acolhimento, responsáveis pelo Família Acolhedora – programa do governo federal que atende crianças e adolescentes. As famílias interessadas em participar e receber os jovens também precisam ser registradas no Cadastro Nacional do Suas (CadSuas). O objetivo é garantir informações mais fidedignas. Gestores e coordenadores devem ficar atentos, uma vez que o período de envio dos formulários das Unidades de Acolhimento e Acolhimento Familiar é de 9 de outubro a 1º de dezembro.

O prazo final para o preenchimento do Censo Suas 2017 é dia 1º de dezembro. O período de envio é escalonado, de acordo com a unidade de serviço. As primeiras unidades são os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Convivência, de 11 de setembro a 10 de novembro.

Para preencher o Censo, os gestores devem acessar o sistema no endereço: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas e utilizar login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas (os mesmos do CadSuas).

Em caso de dúvidas, o responsável pelo preenchimento poderá entrar em contato com o MDS por meio do chat, telefone 0800-707-2003 ou e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br

Censo SUAS 2016: bases de dados divulgadas

A Coordenação-Geral de Planejamento e Vigilância Socioassistencial divulgou as bases de dados do Censo SUAS de 2016. O Censo SUAS é realizado anualmente e coleta informações sobre os padrões de serviços, programas e projetos realizados na esfera de ação do Sistema Único da Assistência Social.

Na edição 2016 do Censo SUAS, foram coletados dados de 37,5 mil questionários entre os meses de setembro e dezembro de 2016. Os percentuais de preenchimento continuaram altos, chegando a mais de 99,6% para o conjunto das unidades CRAS, CREAS, Centro POP e Acolhimento; 98,4% para a Gestão Municipal e 96,7% para os Conselhos Municipais.

Como um dos principais instrumentos de Vigilância Socioassistencial, o Censo SUAS fornece dados e informações que possibilitam conhecer melhor a estrutura de funcionamento do SUAS, especialmente sobre demandas apresentadas, articulações com outras políticas setoriais, perfil dos recursos humanos e capacidades de ofertas da rede socioassistencial em âmbito nacional.

Os dados do Censo SUAS contribuem para a transparência e a efetividade da política de Assistência Social ao serem utilizados na elaboração de diagnósticos socioterritoriais e na construção de indicadores para o monitoramento das ações realizadas no SUAS.

Estão disponíveis as seguintes bases de dados: CRAS, CREAS, Centro Pop, Conselho Municipal, Conselho Estadual, Gestão Municipal e Gestão Estadual.

Acesse as bases de dados no endereço:

http://aplicacoes.mds.gov.br/snas/vigilancia/index2.php

Importante! Censo SUAS 2016

Prezados Gestores e Técnicos do SUAS,

Informamos que se inicia hoje, 05 de dezembro, o período de retificação do Censo SUAS 2016.

Durante o período de 05 a 09 de dezembro, os municípios podem preencher ou corrigir seus questionários. (qualquer um dos questionários)

Alertamos que NÃO haverá prorrogação. NÃO haverá possibilidade de preenchimento ou correção de dados após o dia 09 de dezembro.

Para acessar o sistema, clique no link: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas.

Caso o município tenha alguma dúvida e/ou necessite de algum apoio ou esclarecimento sobre o Censo SUAS, poderá entrar em contato com a respectiva Secretaria Estadual ou, se necessário, contatar o MDSA por meio do telefone 0800 707 2003, ou pelo e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br

Censo SUAS 2016

O Censo SUAS 2016 continua aberto para preenchimento. Fique atento aos prazos!

O prazo para o preenchimento dos CRAS, CREAS e Centros POP encerra no próximo dia 04 de novembro.

O acesso ao sistema eletrônico é feito por meio do link: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas/ Para preencher os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSUAS.

censosuas2016

Em caso de dúvidas sobre entre em contato com o MDSA por meio do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br ou telefone 0800-707-2003.

Censo SUAS 2015

O Censo SUAS 2015  está aberto para preenchimento no período de 17 de setembro a 27 de novembro, sendo que de 28 de novembro a 06 de dezembro, o sistema estará aberto para retificação.

Neste ano a novidade é a inclusão de um questionário para as unidades que executam o serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas com algum grau de dependência e suas famílias.

O Censo Suas é feito anualmente desde 2007, e permite traçar um retrato detalhado da assistência social no país, de forma a monitorar a quantidade de unidades de atendimento, a estrutura, as atividades e serviços prestados e o perfil dos trabalhadores da área.

O acesso ao sistema eletrônico é feito por meio do link http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas/. Para preencher os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSuas. O período de preenchimento é escalonado, de acordo com a unidade de serviço.

A orientação é que as unidades respondam o questionário no papel e depois encaminhem ao gestor para o preenchimento no sistema eletrônico.

censo 2015 2

Caso o responsável pelo preenchimento tenha alguma dúvida ou necessite de algum apoio ou esclarecimento sobre o Censo Suas, ele deverá entrar em contato com a respectiva secretaria estadual ou, se necessário, contatar o MDS por meio do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br ou pelo telefone 0800-707-2003.

 

Divulgação dos resultados e bases de dados do Censo SUAS 2014

Os resultados e bases de dados do Censo do Sistema Único de Assistência Social – Censo SUAS 2014 – estão disponíveis para download.

O Censo SUAS tem sido um importante instrumento para o planejamento, gestão, avaliação e monitoramento no Sistema Único de Assistência Social.  Fruto de um esforço conjunto do governo federal e dos estados e municípios, em 2014 foram coletados dados de 35 mil questionários entre os meses de setembro e dezembro.

Os resultados do Censo podem ser acessados no sitio: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/snas/vigilancia/index2.php onde estão disponíveis:

  • relatórios de tabelas em versão PDF,
  • questionários,
  • manuais de preenchimento,
  • arquivo “Leia-me” com registro dos procedimentos de limpeza e análise de consistência,
  • sintaxes de programação (em formato SPSS) e
  • arquivos de microdados nas versões .sav (SPSS) e .xlsx (Excel/Calc).

A partir das bases de dados disponibilizadas é possível gerar resultados desagregados e realizar cruzamento de variáveis conforme as necessidades específicas de cada órgão ou pessoa.

Censo SUAS 2014

O Censo SUAS 2014 estará disponível no período de 10 de setembro a 28 de novembro, sendo que de 01 a 05 de dezembro, o sistema estará aberto para retificação. O Censo SUAS é uma importante ferramenta de coleta de informações sobre os serviços, programas e projetos de assistência social realizados pelos municípios e estados, bem como informações sobre a atuação dos Conselhos de Assistência Social.

A participação dos estados e municípios no Censo se dá por meio do preenchimento dos questionários eletrônicos disponibilizados pelo MDS no endereço http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas.

Clique aqui para mais informações e acesso ao sistema

Resultados do Censo SUAS 2013

Estão disponíveis os resultados e as bases de dados do Censo SUAS 2013!

Foram divulgados os primeiros resultados e as bases de dados do Censo do Sistema Único de Assistência Social – SUAS 2013. O Censo SUAS é um processo de monitoramento que coleta informações sobre as unidades, órgãos gestores e conselhos municipais e estaduais de Assistência Social, fornecendo um retrato do SUAS.

 É fundamental para todos os gestores e trabalhadores da assistência, especialmente os trabalhadores da Vigilância Socioassistencial, conhecer os dados do Censo SUAS de seu município e seu Estado. Através dos resultados do Censo é possível conhecer mais sobre a oferta e sobre a demanda de serviços socioassistenciais em seu território.

 O Censo é realizado anualmente desde 2007, por meio de uma ação integrada entre a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) e foi regulamentado pelo Decreto nº 7.334 de 19 de outubro de 2010.

Os links abaixo contêm as bases finais do Censo Suas 2013 com respectivos relatórios tabulares e demais arquivos conforme descritos abaixo:

a)       Bases de dados no formato SPSS (SAV) e Excel (XLSX) referentes aos dados gerais e RH dos seguintes questionários: CRAS, CREAS, Centro POP, Gestão Municipal (incluindo DF), Gestão Estadual, Conselhos Municipais e Estaduais e Unidades de Acolhimento;

 As Bases de dados contêm todas as informações dos questionários, detalhados para cada unidade/órgão gestor/conselho. As respostas podem ser filtradas por UF ou município, conforme o interesse. As informações pessoais e de identificação dos trabalhadores foram resguardadas, e não estão disponíveis para divulgação.

b)     Questionários e manuais do Censo Suas 2013 correspondentes às respectivas bases de dados;

 c)    Arquivo “Leia-me” no formato PDF, para todas as bases de dados, contendo a descrição dos procedimentos e alterações realizadas no processo de limpeza e análise de consistência para geração das bases de dados finais;

 d)       Arquivo com relatório de análise descritiva dos dados (tabelas).

 Os Relatórios com a análise descritiva dos dados trazem tabelas com informações agregadas para cada um dos questionários.

Acolhimento

Centro POP

Conselho Estadual

Conselho Municipal e DF

CRAS

CREAS (Retificadas as questões q55 e q56 em 11/04/2014)

Gestão Estadual

Gestão Municipal e DF

Censo SUAS

censo suas

Ferramenta de levantamento de dados coletados por meio de um formulário eletrônico preenchido pelos Órgãos Gestores (Secretarias) e Conselhos de Assistência Social, municipais e estaduais e tem por objetivo propiciar ao SUAS a possibilidade de observar a execução das ações e apontar para os aperfeiçoamentos necessários com base em avaliações e pactuações realizadas entre os três entes da federação.

Permite definir indicadores dimensionais, índices de desenvolvimento e patamares mínimos anuais para as unidades públicas de assistência social. Com as informações coletadas de forma contínua é possível realizar o planejamento que contribui para o alcance da melhoria dos serviços ofertados à população. 

Clique aqui para acessar o sistema