Prontuário Eletrônico (dúvidas)

  1. Quem pode acessar o Prontuário?

O administrador titular e Adjunto da Gestão, os técnicos de nível superior, desde que estejam cadastrados no CadSUAS (e vinculados ao Recursos Humanos da unidade) e no SAA, além de possuir o perfil correto vinculado.

  1. Quais são os perfis de acesso ao Prontuários?
Perfil Descrição
rma.municipio permite que os técnicos de nível superior, das equipes de referência, possam acessar e inserir as informações relativas aos atendimentos às famílias em todos os CRAS e CREAS do município;
rma.cras serão listados os CRAS em que o técnico esteja vinculado e com data de início do exercício da função vigente (sem data de exercício da função ou com data maior que a atual) aba de recursos humanos do CadSUAS;
rma.creas serão listados os CREAS em que o técnico esteja vinculado e com mandato vigente (sem data fim de mandato ou com data fim de mandato maior que a data atual) na aba de recursos humanos do CadSUAS;
rma.estado poderá acessar e preencher os formulários do RMA e do Prontuário Eletrônico as informações relativas aos atendimentos às famílias em todos os CREAS Regionais do Estado em que estiver vinculado;
rma.creas_regional serão listados os CREAS Regionais em que o técnico esteja vinculado e com data de início do exercício da função vigente (sem data de exercício da função ou com data maior que a atual) na aba de recursos humanos do CadSUAS.
  1. Quem tem mais de um perfil do rma vinculado consegue acessar o Prontuário?

Não há problema que uma pessoa possua o rma.cras e rma.creas, mas, quando ela possuir rma.cras/rma.creas e rma.municipio, o perfil que entrará em funcionamento será o rma.cras e rma.creas;

No caso dos Estados, se uma pessoa possuir rma.creas_regional e rma.estado, o perfil que entrará em funcionamento será o rma.creas_regional.

  1. Como cadastrar novos usuários para acesso ao Prontuário?

O cadastro deve ser feito pelo gestor ou adjunto, no SAA, e no momento de vincular/delegar o perfil deve-se escolher o sistema “rma”

  1. Qual o endereço do sistema Prontuário?

O prontuário pode ser acessado no endereço: https://aplicacoes.mds.gov.br/prontuario. Acessar a área restrita colocando o login/CPF e senha que utiliza nos demais sistemas da Rede SUAS (SAA)

  1. Acessei o sistema, porém não aparece a lista de todas as unidades do meu município. O que fazer?

A lista de unidades para os técnicos dos CRAS e CREAS será apresentada de acordo com o vínculo do Recursos Humanos do trabalhador no CadSUAS, isto é, só serão listadas as unidades das quais este trabalhador possui vínculo no RH do CadSUAS.

  1. Verifiquei que os dados pessoais apresentados sobre a pessoa atendida estão incorretos. Como posso arrumar?

Essas informações são do Cadastro Único, e apresentadas apenas para consulta do técnico, não sendo possível alterá-las. Qualquer atualização deve ser realizada no Cadastro Único.

  1. Não consigo preencher as informações no Prontuário, o que fazer?

Caso possua perfil adequado para preenchimento do Prontuário, observe se foi indicada a forma de acesso pela qual a família acessou a unidade, pois para iniciar o preenchimento de qualquer uma das opções é necessário que tenha sido realizado primeiro o preenchimento da opção “Forma de Acesso”.

  1. Não estou visualizando a opção “Criança Feliz no SUAS” no Prontuário.

Esta opção só estará disponível para os municípios que aderiram ao Termo de Aceite – Programa Primeira Infância do SUAS.

  1. Não consigo registrar uma visita. Por que?

Para realizar o registro das visitas deve-se primeiro montar a equipe escolhendo o supervisor e visitador (es). Clique no ícone PCF (Programa Criança Feliz), na aba superior, e depois em Montar Equipe. O Estado, Município e Unidade aparecerão automaticamente. Ao acionar o combo equipe, é possível cadastrar uma nova ou editar uma equipe já registrada.

Após a montagem da equipe do Programa Criança Feliz no SUAS no município, para registrar a visita deve-se escolher a data em que a visita foi realizada, a pessoa visitada, informar o nome do (a) visitador (a) e clicar em confirmar.

  1. Como faço para montar uma equipe do Programa Criança Feliz no SUAS?

Clique no ícone PCF (Programa Criança Feliz) e depois em Montar Equipe. O Estado, Município e Unidade aparecerão automaticamente. Ao acionar o combo equipe, é possível cadastrar uma nova ou editar uma equipe já registrada.

Na tela seguinte, clique em um dos nomes de técnico de nível superior da caixa selecionar supervisor, arraste até a caixa supervisor e solte. E na caixa selecionar visitadores, será apresentada uma relação de nomes dos técnicos de nível médio cadastrados no CadSUAS. Clique no(s) nome(s) do(s) técnico(s) e arraste até a caixa visitador e solte. Pronto, está montada a equipe desta unidade.

OBS: Exemplo poderá ser visualizado no documento: Orientações para preenchimento do Prontuário Eletrônico do SUAS que está disponível no endereço

  1. Não consigo incluir os técnicos que farão parte da equipe do Criança Feliz aqui no Prontuário. Como proceder?

Para aparecer na lista de Equipe no Prontuário Eletrônico é preciso estar cadastrado e vinculado no CadSUAS no CRAS ou Outras da Rede Socioassistencial.

Rede socioassistencial, CRAS com os cargos/função abaixo:

  • Supervisor: Coordenador(a) ou Técnico(a) de Nível Superior
  • Visitador: Técnico(a) de Nível Médio , Estagiário(a) (Escolaridade: Nível Superior incompleto), Educador(a) Social ou Técnico(a) de Nível Superior

Rede socioassistencial, Outras com o Cargo/Função abaixo:

  • Supervisor: Técnico(a) de Nível Superior
  • Visitador: Técnico(a) de Nível Médio, Estagiário(a) (Escolaridade: Nível Superior incompleto), Técnico(a) de Nível Superior.

Observação: ao cadastrar o equipamento nesta opção Outras, na aba identificação, o campo sigla deve ser preenchido como PCF.

 

  1. Como faço para preencher a opção da Medida Socioeducativa sem o número do processo?

O número de processo é campo obrigatório.Sem essa informação não será possível confirmar o registro da Medida Socioeducativa.

O Sistema permite salvar a informação somente para adolescentes dentro da faixa etária de 12 à 21 anos.

  1. O técnico foi inserir a família no Prontuário Eletrônico, mas o sistema não reconheceu o numero de NIS, impedindo de inserir a família no sistema. Como proceder?

É preciso verificar a data de inserção dessa família no Cadastro Único, pois a ação desenvolvida pelo município de inserir a família no cadastro único e sua visualização no Prontuário Eletrônico não ocorre de forma automática, pois a interoperabilidade de sistemas demora aproximadamente um mês para visualizá-la no Prontuário Eletrônico do SUAS. Assim, família incluída no cadastro único em 17/05/2017 estará visível para o Prontuário Eletrônico em data provável de 17/06/2017. A partir dessa visualização, as informações sobre a família poderão ser inseridas normalmente.