BPC: Averiguação e Revisão Cadastral de 2022

Já começou a Averiguação e Revisão Cadastral de 2022: saiba como vai funcionar para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada Foi iniciada a Averiguação e Revisão Cadastral de 2022! Mais de 8 milhões de famílias estão incluídas nesse processo, dentre elas aquelas que têm, na sua composição, pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Você encontra os prazos, os procedimentos e as repercussões para os beneficiários do BPC na Instrução Normativa nº 1, de 25 de fevereiro de 2022. Em 2022, a Averiguação Cadastral incorporou novas bases, como folhas de pagamento do Poder Judiciário e das Forças Armadas. Mas a principal fonte de informações ainda é o Cadastro Nacional de Informações Sociais, o CNIS, uma base de dados que contém os dados de vínculo de trabalho e de recebimento de benefícios previdenciários ou assistenciais.   Para que você tenha uma ideia, 6,6 milhões de famílias foram incluídas na Averiguação Cadastral, as quais incluem beneficiários do BPC. Essas famílias foram incluídas porque foi identificada divergência entre os dados de renda declarados no Cadastro Único e os rendimentos encontrados em outras bases de dados. A partir da informação desses outros registros administrativos, a renda dessas famílias foi recalculada, o que pode repercutir no pagamento do BPC (que tem como um dos seus critérios de acesso a renda por pessoa da família, que precisa ser igual ou menor que ¼ do salário-mínimo). Para a Revisão Cadastral, temos 1,4 milhão de famílias – incluindo quem recebe o BPC. Mas atenção: em 2022, apenas as famílias com cadastros desatualizados – e que a última atualização tenha sido feita em 2016 ou 2017 – serão convocadas para atualizar seus dados no Cadastro Único. As famílias que atualizaram seus dados pela última vez em 2018 ou 2019 serão convocadas nos próximos anos. Essa organização foi necessária em função do número de famílias que estão com seus cadastros desatualizados. E sabemos que a pandemia contribuiu muito para que isso ocorresse. Lembrando que as famílias em Averiguação ou Revisão Cadastral precisam atualizar seus dados para evitar o cancelamento dos benefícios ou serem excluídas do Cadastro Único. Para saber quais famílias encontram-se nas situações de Averiguação e Revisão Cadastral, você pode acessar as listas que estão disponíveis no SigPBF (Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família). As listas contêm todas as famílias incluídas em Averiguação e Revisão Cadastral no município ou no Distrito Federal. A listagem é atualizada todos os meses, e assim o gestor pode acompanhar a situação do cadastro da família.  Ah! E não se esqueça de ler a Instrução Normativa para ter mais informações. Instrução Normativa nº 1, de 25 de fevereiro de 2022 Ainda ficou com dúvidas? Veja se a FAQ que está no link abaixo te ajuda: https://www.gov.br/cidadania/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas_frequentes Você também pode contatar a Central de Atendimento do Ministério da Cidadania, no telefone 121, ou preencher o formulário eletrônico que está no link: http://fale.mdsvector.site:8080/formulario/. Além disso, há um canal de chat para atendimento a dúvidas relativas à gestão do Cadastro Único, que é exclusivo para municípios, Distrito Federal e estados, e que pode ser acessado pelo link: http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php/.