BPC na Escola

Instituído pela Portaria Normativa Interministerial nº 18, de 24 de abril de 2007. Tem como objetivo desenvolver ações intersetoriais, visando garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência, de 0 a 18 anos, beneficiários do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

A gestão do BPC é realizada pelo MDS, por intermédio da SNAS, que é responsável pela implementação, coordenação, regulação, financiamento, monitoramento e avaliação do benefício.

A operacionalização é realizada pelo INSS, e os recursos para o custeio do BPC provêm da Seguridade Social, sendo administrado pelo MDS e repassado ao INSS, por meio do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

Para operacionalização do programa, é firmado um termo de adesão pelos estados, municípios e Distrito Federal, efetivado por meio do preenchimento eletrônico de documento disponível no sistema.

Clique aqui para acessar o sistema

8 Comentários

  1. Edilene Cruz disse:

    BOM DIA! 

     caso o adolescente não queira ir para escola, eles perdem o BPC? 

  2. Anônimo disse:

    Bom dia, Edilene. Frequentar a escolar é um direito da pessoas com deficiência. Mas se ele não a frequentar não perderá o BPC, já que o benefício não impõe condicionalidades. O que existe é comprovação pelo cidadão dos requisitos para a acessar o BPC. Para saber mais, entre em contato: Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania, telefone 121; e-mail bpc@cidadania.gov.br

  3. Ana Cléia Cunha disse:

    Bom dia, não entendi qual a relação do BPC com a escola, se não há condicionalidades, porquê BPC ESCOLA? Qual o apoio dado ao estudante?

    • Eduardo Monteiro disse:

      Prezada Ana Cunha, o objetivo é garantir os direitos das pessoas com deficiência. A Portaria Normativa Interminisesterial n. 18/2007 apresenta mais detalhes da justificativa da ação, como o de promover o acesso, a participação e aprendizagem na escola às crianças, adolescentes e jovens com deficiência beneficiários do BPC.

  4. Rosa Helena de Paula Parreira Paula disse:

    Favor me informar o e-mail da coordenação do BPC Na Escola

  5. joana sawa disse:

    Bom dia,
    O município não fez a renovação da adesão ao programa BPC na Escola, mas este município ficou com saldo na conta. Ele só poderá utilizar este saldo se realizar a renovação de adesão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /srv/www/htdocs/redesuas/wp-includes/functions.php on line 4338 //]]>