TÍTULO: Diagnostico Situacional Continuado – Programa de Monitoramento e Avaliação Continuado do SUAS
MUNICÍPIO/UF: Assaré/CE
PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO: Fevereiro – Dezembro de 2017
SECRETARIA: Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social
EQUIPE: Coordenação de Gestão do SUAS e Vigilância Socioassistencial
E-MAIL: sasassare@hotmail.com.br
TELEFONE: (88) 99971-1026
OBJETIVO
Instrumentalizar o processo de monitoramento, acompanhamento e avaliação do território elencando e mapeando as áreas de maior vulnerabilidade, de modo a traçar ações estratégicas e maior e melhor resolutividade. Dinamizando e aperfeiçoando os recursos humanos e financeiros disponíveis no SUAS, para execução da politica de assistência social de modo a obter a eficiência, eficácia e efetividades das ações e resultados esperados e obtidos.
Objetivos Específicos
Criar um instrumental de contínua alimentação de dados mais fidedignos e em tempo real das áreas de maior vulnerabilidade;
Criar um protocolo de ações pautadas em metas, prazos e resultados a serem alcançados.
Incorporar na vivencia da equipe, a nova logística de atuação da Assistência Social, com base no conceito de monitoramento, avaliação e resultados.
Melhorar os índices da Assistência Social, com foco central na melhoria da qualidade de vida dos usuários da Politica.
FOCO/PÚBLICO-ALVO
A execução da ação deu-se dentro do território do município do Assaré, com enfase, nas áreas de maiores índices de vulnerabilidade e risco social.
CONTEXTO
A Secretaria, não dispunha de um marco que servisse de base referencial, para o trabalho de mapeamento e diagnostico situacional das áreas de risco. O que dificultava consideravelmente a realização das ações do setor de Vigilância Socioassistencial. As unidades da PSB e PSE, não tinham um mapeamento de suas áreas de abrangência com os índices de vulnerabilidade e riscos sociais, o trabalho até então dava-se de modo instintivo, não havendo um patamar mínimo de referencia de qual e ou quais as ações estratégicas a serem executadas. Acarretando em grandes e onerosos gastos financeiros e humanos de modo ineficaz e desnecessário.
METODOLOGIA
A metodologia do Diagnostico Situacional Continuado – Programa de Monitoramento e Avaliação Continuado do SUAS, deu-se a partir da elaboração do instrumental de diagnostico de preenchimento continuado, com a elaboração do layout de fácil compreensão e aplicabilidade em sistema online.
A elaboração do diagnostico situacional, teve como coparticipantes os usuários e as unidades, equipamentos, serviços, programas e projetos (elencando os pontos facilitadores, dificultadores, demanda x recursos disponíveis humanos- materiais – financeiros).
Após a elaboração do instrumental e aplicação do mesmo, houve a apresentação dos resultados do diagnóstico, momento no qual toda a equipe, reuniu-se para debater e elaborar o planejamento estratégico para desenvolver as ações necessárias, bem como traçar metas para superação das lacunas identificadas no diagnostico.
Dado o mo momento de analise e deliberações, o passo seguinte foi o do monitoramento e avaliação continuada, de modo a termos um registro regular de todo o processo de execução, com reuniões de avaliação para identificar possíveis falhas no processo, e melhor adequação das mesmas.
ENVOLVIDOS/PARTICIPANTES
Usúarios da PSB e PSE: os usuários tiveram participação fundamental e primordial no processo de elaboração do instrumental, pois através das sugestões e participação ativa em oficinas de construção do mapeamento, os usuários deram forma e corpo ao instrumental com dados e informações mais fidedignas e reais da realidade local.
Técnicos de Nível Médio: intermediaram a participação dos usuários dos grupos nas oficinas e no processo de aplicação do instrumental no território de abrangência.
Técnicos de Nível Superior: executaram a mediação entre as partes envolvidas e deram o suporte técnico e referencial na aplicação, leitura e tabulação dos dados do diagnostico.
Coordenador da Vigilância Socioassistencial: coordenou todo o processo, juntamente com a equipe técnica de nível médio e superior organizou os dados coletados, tabulou, analisou e contextualizou os dados, resultando em um documento,o qual foi apresentado e disponiblizado nas unidades de PSB e PSE, dando enfase a ativa participação dos usuários.
INSUMOS NECESSÁRIOS
Infraestrutura: sala mobiliada, computadores, impressora, fotocopiadora, cadeiras, mesas, armários. Carro para deslocamento.
Materiais: prancheta, caneta, papel A4, papel madeira, cola, adesivos, pinceis, lápis, protetor solar (para as equipes e usuários que saíram a campo)
Sistemas utilizados: CADSUAS, SUASWEB, SICON, SISC, SIGPBF,SAGI, RMA, RMM, Censo IBGE, CEMARIS (Mapeamento dos riscos e violencias do Estado do Ceará – Instrumental a nivel Estadual), CadÚnico.
RESULTADOS
100% do território do município mapeado, por área de vulnerabilidade, risco e índices de reincidência.
100% das potencialidades locais identificadas por faixa etária, gênero e áreas de interesse.
Aumento da participação direta dos usuários, onde os mesmos foram protagonistas centrais em todo o processo.
Otimização dos recursos financeiros e humanos dentro das ações e atividades na PSB e PSE.
MODELO DE ATENÇÃO
O Diagnostico Situacional Continuado – Programa de Monitoramento e Avaliação Continuado do SUAS, contribui para a efetivação, consolidação e fortalecimento do SUAS, no tocante a otimizar recursos, indicar as vulnerabilidades e traçar em tempo hábil, através de metas e prazos a superação a da problemática identificada. Sendo aplicado nos dois níveis de Proteção Social, com maior efetividade e aplicabilidade na PSB, onde o maior índice dos problemas que foram identificados, tiveram a sua resolutividade a tempo de não evoluírem para a PSE.
DESAFIOS E LIMITAÇÕES
Dificuldades e limitações: falta de referencial de base de dados local, incongruência entre os dados do IBGE com a realidade identificada.
Desafios: mapear todo o território do município, conseguir a adesão dos órgãos da rede intersetorial e dos usuários (para entenderem a importância do trabalho).
PRÓXIMOS PASSOS
Como continuidade, de implantação do Diagnostico Situacional Continuado – Programa de Monitoramento e Avaliação Continuado do SUAS, estamos em processo de estudo, para transformá-lo em um sistema online de atualizações em tempo real com o cruzamento dos demais sistemas de banco de dados.