TÍTULO: CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS.
MUNICÍPIO/UF: Cedro/CE
PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO: Junho de 2017 à dezembro de 2017
SECRETARIA: SECRETARIA MUNICIPAL DO TTRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
EQUIPE: VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL
E-MAIL: vigilanciasocial_cedro@hotmail.com
TELEFONE: (88) 35640-453
OBJETIVO
Estabelecer padrões de qualidade para os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos no município de Cedro, Ceará.
FOCO/PÚBLICO-ALVO
Trabalhadores do SUAS lotados no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos
CONTEXTO
O que nos impeliu a construir INDICADORES DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS-SCFV, foi exatamente a ausência de indicadores que nos permitisse o monitoramento e avaliação do mesmo serviço, o que nos ca
O monitoramento é fundamental para a identificação de problemas, assim como para subsidiar as estratégias de “correção dos rumos”, caso a avaliação dos indicadores estejam negativas.
METODOLOGIA
- Inicialmente identificamos ausência de indicadores para avaliação qualitativa do SCFV
- Reunião com os trabalhadores do SUAS, lotados no SCFV, para explanar a necessidade identificada
- Construção de indicadores com base nos objetivos do SCFV de acordo com a Tipificação.
- Construção de instrumental que agregasse todos os indicadores para ser encaminhado a vigilância socioasssistencial até o 5º dia útil do mês seguinte a vigilância socioassistencial.(Vê anexo)
- Monitoramento das atividades do SCFV para alcance dos objetivos mensalmente
- Apresentação de relatório de resultados para do Conselho Municipal de Assistência Social apreciar e emitir parecer.
- Publicação em redes sociais do parecer.
ENVOLVIDOS/PARTICIPANTES
- COORDENADOR DO SETOR DE VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL:
Apresentou proposta de construção de indicadores ao Gestor da Política de Assistência Social
Mobilizou e sensibilizou os trabalhadores para construção dos indicadores
Conduziu os trabalhos de construção dos indicadores de acordo com os objetivos tipificados para o SCFV.
Recebe, analisa e produz informações a cerca da qualidade do SCFV
Elabora relatório para enviar ao CMAS e gestão da Política
- TRABALHADORES DO SUAS LOTADOS NO SCFV:
Participou da construção dos indicadores
Mensalmente preenche instrumental para ser encaminhado ao setor de vigilância socioassistencial.
Participa de reuniões avaliativas para se for o caso alterar metas.
- CMAS:
Apreciou os indicadores construídos para monitoramento e avaliação do SCFV.
Aprecia relatório mensal de resultados da avaliação e emite parecer
- Gestor da Política de Assistência Social:
Aprecia mensalmente relatório de resultados
Divulgação dos resultados de qualidade conseguidos ou não pelo SCFV
INSUMOS NECESSÁRIOS
PESSOAL:
Coordenador do setor de vigilância
Coordenador do SCFV
Digitador
Agente Administrativo
INFRAESTRUTURA:
Sala equipada com birô, armário, computador conectado a internet e impressoara
OUTROS:
Utilizamos dados do RMA, SISC, Censo SUAS e Cadastro único
RESULTADOS
Efetivação do monitoramento e avaliação dos impactos/resultados alcançados pela equipe do SCFV.
MODELO DE ATENÇÃO
Entendemos que o nosso projeto contribui e muito para avaliarmos as atividades desenvolvidas no âmbito do SCFV. Se as mesmas tem alcançados os resultados esperados e discriminados na Tipificação nacional do serviços socioasssitenciais.
DESAFIOS E LIMITAÇÕES
Coleta de dados
Elaboração de instrumentais
Elaboração de indicadores de monitoramento e avaliação
PRÓXIMOS PASSOS
Continuar com o monitoramento e avaliação das qualidade das atividades prestados no SCFV.