Pular para o conteúdo

Experiência do Estado do Paraná

 

TÍTULO: Case de Business Intelligence para gerenciamento de informações do Cadastro Único para Programas Sociais | BI CadÚnico

 

ESTADO:  PR
PERÍODO DE IMPLANTAÇÃO: Em execução desde 2014
SECRETARIA: Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social
EQUIPE: Coordenação de Gestão do SUAS
E-MAIL: gestaosuas@seds.pr.gov.br, rmichelli@seds.pr.gov.br
TELEFONE: (41) 32102-711

 

 

OBJETIVO

Identificar pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social, bem como suas famílias, e subsidiar o desenvolvimento de ações estratégicas do Governo do Estado para a promoção das mesmas.

  • Identificar o perfil das pessoas e famílias inseridas no CadÚnico;
  • Identificar pessoas sem documentação civil;
  • Identificar pessoas não alfabetizadas ou com defasagem escolar;
  • Identificar aspectos de habitação, renda e trabalho;
  • Cruzar dados em tempo real, considerando as variáveis selecionadas, com base nos itens do CadÚnico;
  • Subsidiar tomadas de decisões.

 

FOCO/PÚBLICO-ALVO

A ferramenta foi desenvolvida inicialmente para utilização do Governo do Estado, por meio do Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social – SEDS, sendo agora disponibilizada para todos os 399 municípios do Estado.

 

CONTEXTO

O Estado do Paraná possui 399 municípios em seu território, contando hoje com 3.321.617 pessoas identificadas no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, em um universo de 1.189.614 famílias (base extraída em 17/03/2018) e a necessidade de potencializar o CadÚnico como ferramenta de planejamento, monitoramento e avaliação de diversas políticas públicas, dentre seus serviços, programas, projetos e benefícios, sobretudo, para a Política de Assistência Social, promoveu a necessidade de dinamizar o acesso aos dados, bem como, qualificar a informação que poderia ser extraída de tal banco de dados.

A criação da ferramenta de Business Intelligence, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social – SEDS, contou com a expertise da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – CELEPAR, permitiu que as equipes técnicas da gestão estadual tivessem macrodrados e microdados do CadÚnico, por meio de informações baseadas nos itens de entrevista do mesmo, com a possibilidade de segmentação para cada um dos 22 Escritórios Regionais da SEDS, mesorregião, perfil das famílias, período de atualização cadastral, dentre outros.

Tal ferramenta foi fundamental para a identificação de públicos prioritários de atendimento de políticas públicas, e contribui para que o Estado do Paraná reduzisse em 54,7% o índice de extrema pobreza em seu território, conforme levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

 

METODOLOGIA

  • Concepção da ferramenta, com a forma de apresentação das informações disponibilizadas na base de informações do CadÚnico, bem como o cruzamento com dados de outros bancos de dados do Governo do Estado, com a possibilidade de emissão de relatórios para exportação de arquivos no formato “xls” e a exportação de mapas;
  • Identificação de custos e fontes de financiamento para viabilizar o processão de criação;
  • Definição da periodicidade da atualização das informações;
  • Definição de níveis de acesso, com a possibilidade visualização de dados desidentificados ou dados que permitam a identificação de pessoas e famílias;
  • Disponibilização da ferramenta para utilização;
  • Treinamento dos técnicos da gestão estadual para a utilização da ferramenta.

 

ENVOLVIDOS/PARTICIPANTES

A concepção da ferramenta de BI contou com a participação das equipes da SEDS e da CELEPAR, alinhando as necessidades da gestão de políticas públicas aos insumos tecnológicos de gerenciamento de dados.

A SEDS trouxe os conceitos de vigilância socioassistencial, no que diz respeito ao acesso de informações e o aproveitamento das mesmas nos processos de planejamento, monitoramento e execução de programas, projetos, serviços e benefícios, fomentando ainda o subsídio de ações intersetoriais em diferentes níveis de gestão, protagonizados pela Política de Assistência Social.

A CELEPAR possibilitou a organização das informações existentes na base de dados do CadÚnico, em uma ferramenta capaz de processar e sintetizar dados gerais e específicos.

 

INSUMOS NECESSÁRIOS

Foram utilizados neste processo:

  • As informações da base do CadÚnico, disponibilizada pelo Governo Federal, por meio da CAIXA e do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS, além dos bancos de dados de sistemas estaduais, como do Programa Família Paranaense, e outros cases de BI gerenciados pela CELEPAR;
  • Equipes técnicas da SEDS com expertise no CadÚnico e políticas públicas, com enfoque na vigilância socioassistencial; e
  • Equipes técnicas da CELEPAR, para programação do sistema de informação e processamento de bancos de dados.

 

RESULTADOS

Destaca-se dentre os resultados gerais a ampliação da utilização das informações do Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico como ferramenta de vigilância socioassistencial, promovendo sua utilização para além do processo de seleção de beneficiários do programas e benefícios.

A ferramenta permitiu que a SEDS, em seu processo de planejamento, tivesse um olhar da realidade dos municípios, tendo como base informações fidedignas da população inserida no CadÚnico, pelos municípios, que promoveram a criação de estratégias para a superação das situações de risco e vulnerabilidade social da população, em especial, aquela identificada como extremamente pobre.

Por meio da identificação das situações de risco e vulnerabilidade social identificadas junto ao CadÚnico, o Governo do Estado promoveu a articulação interinstitucional para a superação da pobreza e extrema pobreza, buscando parceria com o Governo Federal e internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, que possibilitou a redução de das situações de extrema pobreza em 54,7%, segundo o Ipea.

 

MODELO DE ATENÇÃO

A ferramenta possibilita a identificação de público prioritário para a inclusão em serviços, programas, projetos e benefícios da Política de Assistência Social, bem como aqueles que podem ser atendidos por outras políticas públicas, como as de saneamento básico, habitação, educação, trabalho, dentre outras.

É uma ferramenta de vigilância socioassistencial, que permite a identificação e o monitoramento das mais diversas formas e especificidades.

 

DESAFIOS E LIMITAÇÕES

Tendo em vista que as informações disponibilizadas na ferramenta são oriundas dos dados coletados pelos municípios, a não atualização das mesmas, em sua base de coleta, tende a promover que os dados não tenham alteração entre um período e outro, sendo que hoje, o Estado tem subsídios para estimular a atualização dos dados do CadÚnico junto aos municípios.

 

PRÓXIMOS PASSOS

Iniciou-se neste momento a disponibilização da ferramenta, sem custo, para todos os 399 municípios do Estado do Paraná, para que as equipes também aprimorem a utilização do CadÚnico como ferramenta de vigilância socioassistencial.

Deixe um comentário

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support