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Manual de Preenchimento do Plano de Ação 2018

Prezados Gestores(as), Hoje, dia 11 de junho de 2018, se inicia o prazo de preenchimento do Plano de Ação 2018 da Assistência Social. Sendo assim disponibiliza-se abaixo o manual de preenchimento do módulo Plano de Ação no sistema SUASWEB: MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PLANO DE AÇÃO   ACESSO AO SISTEMA SUASWEB

Abertura do Plano de Ação 2018 – 11 de junho

SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PORTARIA Nº 118, DE 6 DE JUNHO DE 2018 Estabelece a data de abertura do Plano de Ação de 2018 O SECRETÁRIO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – ADJUNTO, no uso de suas atribuições e com fundamento no Decreto nº 8.949, de 29 de dezembro de 2016, na Portaria nº 113, de 10 de dezembro de 2015, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e na Portaria nº 115, de 20 de março de 2017, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, resolve: Art. 1º Estabelecer que a partir do dia 11 de junho de 2018, conforme prevê o §1º do art. 4º da Portaria nº 113, de 10 de dezembro de 2015, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Plano de Ação, referente ao exercício de 2018, estará aberto para preenchimento dos estados, municípios e Distrito Federal. Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. ANTONIO JOSÉ GONÇALVES HENRIQUES   ACESSO AO SISTEMA SUASWEB MANUAL DE PREENCHIMENTO DO PLANO DE AÇÃO   Plano de Ação 2018 – Abertura

Segunda-feira será o último dia para participar da Pesquisa de Apoio Técnico da SNAS

Prezado(a) Gestor(a) Municipal de Assistência Social, Lembramos que o prazo para preenchimento do Formulário sobre Apoio Técnico se encerra no dia 11 de junho de 2018, próxima segunda-feira! É extremamente relevante a participação de tod@s!   Período de preenchimento: 28 de maio de 2018 a 11 de junho de 2018. Link para acesso: https://aplicacoes.mds.gov.br/snas/url/pesquisaapoiotecnico   Solicitamos que o formulário seja preenchido apenas uma vez. Para mais informações, contatar a equipe da Coordenação-Geral de Gestão Descentralizada e Participação Social – e-mail: gestaodosuas@mds.gov.br / telefones: (61) 2030-3039/3109.   Pesquisa de Apoio Técnico SNAS  

Novo Calendário do Blog da Rede SUAS

Apresentamos o novo Calendário do Blog da Rede SUAS! A partir de agora todas as reuniões da CIT, do CNAS, encontros do CONGEMAS e outros eventos da SNAS estarão visíveis no calendário em diferentes visões personalizáveis. Acesse em: blog.mds.gov.br/redesuas/calendario.  

Reativação de Acesso ao SAA

Ativação de acesso aos sistemas da Rede SUAS: Quando o motivo do bloqueio for por tentativas de acesso com login/senha errados ou por período de acesso, orientamos que seja realizado o procedimento de “esqueci minha senha” disponível no SAA (Sistema de Autenticação e Autorização) através do link:  http://aplicacoes.mds.gov.br/saa-web. Após acionar esta opção, será aberta uma tela para confirmação dos dados; preencha os campos de acordo com o que foi cadastrado no CadSUAS e o sistema automaticamente enviará para o endereço de e-mail cadastrado, uma nova senha de acesso. É necessário que faça a validação no SAA para posteriormente ter acesso aos demais sistemas da Rede SUAS. Quando o motivo do bloqueio do usuário for “Usuário Inativado pelo Gestor”, seu acesso só poderá ser liberado pelo Administrador Titular ou Adjunto de seu município. Se o bloqueio aos sistemas for do Administrador Titular/Adjunto, o desbloqueio é realizado através da Central de Relacionamento do MDS das 07h às 19h de segunda a sexta-feira. Contatos da Central de Relacionamento: 0800 707 2003 (O serviço é gratuito e exclusivo para ligações de telefones fixos) e-mail: rede.suas@mds.gov.br Formulário eletrônico: http://falemds.call.inf.br/fale_mds/ Chat (Atendimento exclusivo para gestores municipais e entidades da assistência social) É importante destacar que se não localizar o e-mail da Rede SUAS em sua Caixa de entrada, verificar  na Caixa de SPAM/Lixo eletrônico.

Pesquisa de Apoio Técnico SNAS

Prezado(a) Gestor(a) Municipal de Assistência Social, No intuito de otimizarmos a oferta de apoio técnico da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS)/MDS aos entes federados (estados, municípios e DF), estamos realizando pesquisa inicial com o objetivo de conhecer quais as necessidades por apoio técnico dos municípios brasileiros e qual o modelo mais adequado a ser adotado. A proposta desta Secretaria é dar início a ações contínuas de apoio técnico, a exemplo dos encontros mensais organizados pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). E, atentos à relevância de construção coletiva dos encontros a serem realizados, enviamos este formulário a ser preenchido de acordo com suas demandas. É de suma importância sua participação! O questionário é breve que não tomará mais que 5 minutos de sua atenção! Período de preenchimento: 28 de maio de 2018 a 11 de junho de 2018. Link para acesso: https://aplicacoes.mds.gov.br/snas/url/pesquisaapoiotecnico Solicitamos que o formulário seja preenchido apenas uma vez. Para mais informações, contatar a equipe da Coordenação-Geral de Gestão Descentralizada e Participação Social – e-mail: gestaodosuas@mds.gov.br / telefones: (61) 2030-3039/3109.

164ª Reunião CIT – Comissão Intergestores Tripartite

    A 164ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) da Assistência Social, ocorreu em Brasília, em 16 de maio de 2018. Os gestores discutiram sobre a prorrogação do cofinanciamento federal das Ações Estratégicas do PETI (AEPETI); o Programa CapacitaSUAS; o Indicador de Desenvolvimento das Unidades de Acolhimento para Crianças e Adolescentes (ID Acolhimento); e as Medidas Socioeducativas em Meio Aberto. Data: 16 de maio de 2018 Local: Brasília/DF Resumo Executivo Informativo 164ª Reunião CIT CIT AEPETI – MAIO/2018 Resolução CNAS nº 15 de 2017 Resolução CNAS nº 7 de 2018 Resolução CNAS nº 8 de 2018 Indicador de Desenvolvimento – Unidades de Acolhimento Material CapacitaSUAS Portaria SNAS nº 37-2018 Resolução CIT nº 3-2018 (1ª parte) Resolução CIT nº 3-2018 (2ª parte)

Educação Financeira – Futuro na Mão

Entre os dias 15 e 17 de Maio, em São Paulo, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está realizando a 1ª Semana de formação de facilitadores(as) de educação do Programa Futuro na Mão: Dando um Jeito na Vida Financeira. No total, na primeira turma estão sendo capacitados 120 técnicos dos CRAS de 50 municípios de São Paulo, que estão reunidos para aprender e futuramente, em uma outra etapa, disseminar através de oficinas do PAIF o conhecimento sobre Educação Financeira. O programa do governo federal Futuro na Mão, que foi lançado no dia 14, vai oferecer oficinas de Educação Financeira em 3 encontros para mais de 200 mil mulheres beneficiárias do Bolsa Família e usuários do CRAS, visando dar autonomia às pessoas de baixa renda para que conquistem sua independência financeira e realizem seus sonhos. Nos próximos meses o MDS promoverá cursos de formação para 1.200 técnicos dos CRAS de todas as regiões do Brasil, assim, capacitando os técnicos que irão realizar as oficinas.

Dia do Assistente Social

No dia 15 de maio é comemorado o Dia do Assistente Social, profissional que colabora com a promoção do bem-estar social. Se dedica a lutar pelos direitos humanos, por melhores condições de vida para grupos sociais vulneráveis. Depois de formado, este profissional pode atuar principalmente em órgãos públicos federais, estaduais, e municipais, empresas privadas e em Organizações Não Governamentais (ONGs). O profissional acompanha de perto as famílias das comunidades e desenvolve projetos de assistência social voltado para as pessoas que se encontram em alguma situação de risco como abandono, por exemplo. Presta orientações a grupos e famílias, realiza estudos sociais, planeja, organiza e administra benefícios sociais. Também atua na docência, realiza pesquisas e investigações científicas. Elabora pareceres sociais, laudos, projetos e relatórios. No site do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) a peça central de divulgação deste ano é: “Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”, que reafirma o posicionamento crítico da categoria e de que lado tem estado nos últimos 35 anos, além de ressaltar a luta pelos direitos do trabalho de assistentes sociais e os impactos na qualidade dos serviços prestados à população.

Plano Individual de Acolhimento (PIA) – Orientações Técnicas

No final do mês de abril, durante o Encontro Nacional de Reordenamento de Serviços de Acolhimento para crianças e adolescentes, foi lançada as Orientações Técnicas para Elaboração do Plano Individual de Atendimento (PIA) de crianças e adolescentes em Serviçosde Acolhimento. Um novo marco no reordenamento das Unidades que ofertam Serviços de Acolhimento. Acesse aqui: Orientações Técnicas para Elaboração do PIA

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