Plano Progredir divulga cursos gratuitos de qualificação profissional

As aulas são oferecidas na área de tecnologia da informação e comunicação e iniciam no dia 10 de maio.

Ao todo são 6069 vagas gratuitas, para 3 cursos à distância na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): Programador de Sistemas, Programador Web e Programador de Dispositivos Móveis. Além da qualificação, os estudantes que concluírem os cursos serão auxiliados para inserção no mercado de trabalho.

Os cursos fazem parte das ações apoiadas pela Rede de Parceiros do Desenvolvimento Social, criada no âmbito do Plano Progredir, que tem por objetivo proporcionar ao público do Cadastro Único o acesso às essas oportunidades de qualificação. Dentre as instituições que aderiram a Rede está o Ministério da Educação (MEC).

As capacitações, previstas para começar no dia 10 de maio, terão duração de cerca de 200 horas cada. Inicialmente, os cursos estarão disponíveis para jovens que residam em 11 regiões metropolitanas do país: Salvador, Fortaleza, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Joinville, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Campinas. Para participar, prioritariamente, é necessário ter até 29 anos e ao menos o Ensino Médio (2º grau) concluído.

A demanda por qualificação de TIC foi identificada a partir de um levantamento realizado pelo Ministério da Economia com o setor produtivo, que busca profissionais para ocuparem postos de trabalho, com o objetivo de retomada da economia. Os interessados devem acessar a página do Edulivre (edulivre.org.br/oportunidades/detalhes/608/qualifica-mais), realizar o cadastro e completar a Trilha Qualifica Mais até o dia 11 de abril. Esta Trilha traz informações relacionadas aos cursos e ao mercado de trabalho, além de exercícios sobre os conteúdos nela apresentados. A partir do dia 15 de abril, os concluintes desta etapa com melhor desempenho em cada região receberão um e-mail para confirmar sua matrícula diretamente com a instituição que vai ofertar o curso. Para mais informações acesse a página do Qualifica Mais (gov.br/qualificamais).

Os Parceiros

O Plano Progredir é uma iniciativa do Ministério da Cidadania, que reúne um conjunto de ações executadas em parceria com entidades públicas e privadas que buscam viabilizar a emancipação financeira e ampliar o acesso da população de baixa renda ao mercado de trabalho, a cursos de qualificação profissional e ao microcrédito produtivo orientado.

O programa Qualifica Mais-Emprega Mais é uma parceria entre o MEC e o Ministério da Economia, que tem como objetivo ofertar cursos de qualificação profissional e auxiliar na inserção no mercado de trabalho. As inscrições para o Qualifica Mais estão abertas, são 6069 vagas gratuitas, para 3 cursos à distância na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): Programador de Sistemas, Programador Web e Programador de Dispositivos Móveis.

Os comentários estão encerrados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
//]]>