O 25º Encontro Regional Congemas Centro-Oeste, realizado nos dias 28 e 29 de agosto, no Centro de Convenções de Bonito/MS, contou com a participação do ministro Wellington Dias na abertura do evento. O ministro defendeu o trabalho integrado para fortalecimento das políticas de Assistência Social.
“Aqui, no Mato Grosso do Sul, temos a oportunidade de trabalhar essa integração para o fortalecimento das políticas de proteção social básica, de proteção especial, para o fortalecimento do SUAS. Queremos a garantia de que, com essa participação, possamos atender realmente quem precisa”, explicou Wellington Dias. “Não é só tirar da fome, mas superar a pobreza, garantir uma condição de qualidade de vida e de dignidade”, completou.
A presidente do Congemas, Penélope Andrade, saudou o apoio da pasta. “O MDS está aqui por meio dos diretores e das equipes, que chegam para poder discutir com quem faz essa proteção social acontecer de verdade na vida das pessoas no dia a dia. Então, isso, para a gente, é um momento extremamente importante e o nosso sentimento é realmente de gratidão”, afirmou.
O diretor do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE/SNAS/MDS), Régis Spindola, foi um dos convidados da Conferência Magna, que teve como tema: “Consolidando o SUAS pelo Brasil e Desafios na construção do III Plano Decenal da Assistência Social.”. Isabel Cavalcante Godinho, especialista em Serviço Social e Saúde Mental/UFRJ e em Administração Pública/Ceper/UERJ; e a presidenta do Congemas, Penélope Andrade, também participaram do momento.
A SNAS colaborou com os debates do Painel 1, Proteção Social Básica e Especial: desafios, avanços e cobertura na Região Centro – Oeste, com o diretor Régis Spindola e a coordenadora Geral de Serviços e Programas de Proteção Social Básica à Famílias, Deborah Akerman.
O Painel 3: Cofinanciamento do SUAS, modernização, controle e prestação de contas, contou com os esclarecimentos de Ana Carine Feitosa, gerente de Projetos da Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Assistência Social.
Nesta sexta-feira (29), último dia do Encontro, a SNAS participa do Painel 4: Vigilância Socioassistencial e Cadastro Único: essencialidade para a gestão e o trabalho social, com Frederico Palma, coordenador-geral da Rede SUAS.
Entraram no debate também temas como:
- Panorama do SUAS na Região: cobertura, financiamento e desafios (Mesa Redonda 1)
- Financiamento do SUAS: estratégias e agenda política municipalista (Mesa Redonda 2)
- Novo Bolsa Família: potencialidades e impactos na Região (Painel 2)
- O SUAS e as interseccionalidades: garantia de direitos para as populações vulnerabilizadas e com direitos violados (Painel 5).
Sobre o evento
O encontro tem como objetivo fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na região Centro-Oeste, promovendo espaços de debate, escuta, articulação e construção coletiva.O tema é “Consolidando o SUAS pelo Brasil: Panoramas Regionais, Novos Rumos e Desafios Decenais”.
A programação inclui mesas temáticas, troca de saberes e experiências, com a participação de gestoras(es), trabalhadoras(es), conselheiras(os), prefeitas(os), vereadoras(es), especialistas e acadêmicos, reunidos em torno da consolidação da política pública de Assistência Social.
Com fotos de:
Flickr MDS: Roberta Aline
Facebook: Coegemas/MS
LEIA MAIS
Assessoria de Comunicação – SNAS, com informações do MDS.