A Estrutura de Mobilidade no Sistema Único de Assistência Social – MOBSUAS, nomenclatura dada aos carros e micro-ônibus da Assistência Social, prevista na Portaria MDS 2.600/2018, visa, por meio da entrega de veículos a estados e municípios, aprimorar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social residentes nos territórios, em especial:

  • Famílias cadastradas no Cadastro Único;
  • Famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família;
  • Gestantes, crianças de até seis anos e suas famílias em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal e social;
  • Idosos e pessoas com deficiência beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC; e
  • Pessoas em situação de rua.

A entrega dos veículos representa uma inovação ao garantir o atendimento socioassistencial de modo proativo, protetivo e preventivo, assegurando o acesso a direitos e proporcionando a superação das vulnerabilidades enfrentadas pelo público da Assistência Social. Dessa maneira, promove-se o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo desses indivíduos.

Os veículos adquiridos pelo ente federado, além de serem destinados a equipamentos público-estatais, também poderão ser disponibilizados a entidades privadas sem fins lucrativos, desde que a entidade esteja devidamente inscrita no Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social (CNEAS), e oferte serviço socioassistencial, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, por meio da Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009 (Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais), e obtenha aprovação da utilização do veículo pelo conselho municipal de assistência social.

De acordo com a Portaria nº 2.600/2018/MDS, para a aquisição de veículos para o MOB-SUAS poderão ser utilizados recursos oriundos de programação orçamentária própria do Ministério da Cidadania, de emendas parlamentares individuais e coletivas e de repasses recebidos na modalidade fundo a fundo dos serviços, programas e projetos socioassistenciais.

Alternativamente, é possível receber recursos do Orçamento Geral da União (OGU), por meio de emenda parlamentar individual ou coletiva.

Dessa maneira, é facultado aos estados, municípios e ao Distrito Federal, mediante autorização, aderir à eventual Ata de Registro de Preços vigente no Ministério para aquisição de veículos e/ou outros equipamentos e materiais permanentes com recursos próprios ou de outras fontes.

Para mais informações sobre o MOBSUAS, consulte a Portaria MDS nº 2.600, de 6 de novembro de 2018 disponível aqui.

Havendo dúvidas, comunique-se conosco pelo e-mail: mobsuas@cidadania.gov.br

Clique na imagem para ler o Manual de Procedimentos MOBSUAS

ATA VIGENTE PARA ADESÃO DE MICRO-ÔNIBUS MOBSUAS.

Foi finalizado o Pregão Eletrônico número 000030/2020, Processo nº 71000.055412/2019-43, objetivando a aquisição de veículos de transporte do tipo micro-ônibus acessíveis com vistas ao transporte de usuários e equipe multidisciplinares, tendo como vencedor a empresa Man Latin América Indústria e Comércio de Veículos LTDA, representante Volkswagen no Brasil.

A Ata tem a previsão de contratação de 511 unidades equipado com plataforma elevatória veicular para cadeira de rodas, no valor unitário de R$ 289.899,00.

ORIENTAÇÕES AOS MUNICÍPIOS E ESTADOS QUE DESEJAM ADERIR À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

Existe, inicialmente, a necessidade de o ente federado estar cadastrado no Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) do Ministério da Economia.

Caso não tenha cadastro, deve-se fazê-lo no link: https://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/sisg/termo-de-acesso-siasg-passo-a-passo

Você também pode receber orientações pelo telefone 0800 978 9001 (Central de Atendimento do SIASG)

Com o cadastro realizado, a adesão deve ser feita no site Compras Governamentais (www.comprasgovernamentais.gov.br) – Comprasnet – SIASG, ambiente de Produção.

A Unidade de Administração de Serviços Gerais – UASG que deverá ser procurada é a de nº 550005 e o Pregão eletrônico é 000030/2020 para os micro-ônibus.

Acesse o link com Passo a passo detalhado do site Compras Governamentais: https://www.comprasgovernamentais.gov.br/tutorial_gestao_srp/html/demo_6.html

Para mais informações ou dúvidas sobre a adesão à ATA, envie e-mail para getulio.rodrigues@cidadania.gov.br ou entre em contato pelo telefone (61) 2030-2340.

Apresentação sobre o MobSUAS – Clique na imagem para acessar o documento ou aqui.
Clique na imagem para acessar o documento ou aqui.

LAYOUT DO MOBSUAS PARA INSERÇÃO DE LOGOMARCAS

Para acessar o documento, clique na imagem acima ou aqui.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
//]]>