Pular para o conteúdo

SNAS integra 1ª reunião do Fórum Nacional do Judiciário para a Assistência e a Previdência Social

Foi realizada nesta quarta-feira (23), a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional do Judiciário para a Assistência e a Previdência Social (Fonassp). O encontro marcou o início dos trabalhos do colegiado, criado com a finalidade de elaborar estudos, propor medidas concretas e normas para aperfeiçoar procedimentos, reforçar a efetividade dos processos judiciais e a prevenção de novos conflitos relacionados à previdência e à assistência social. 

A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS/MDS) esteve presente e destacou a importância do Fórum para aprofundar o debate sobre a judicialização dos serviços socioassistenciais. O diretor do Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS (DRSP/SNAS), Edgilson Tavares, então presidente do CNAS, defendeu que a pauta da Assistência Social tenha espaço próprio e estruturado dentro do colegiado e ressaltou que o SUAS apesar de possuir grande capilaridade, enfrenta diversos desafios para dar conta da demanda crescente.

O diretor do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE/SNAS), Régis Spindola, falou sobre a importância da implementação do Fonassp no âmbito do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para avançar na relação entre o SUAS e o Sistema de Justiça e da coordenação criada no departamento para lidar com o tema. Também fez considerações relacionadas a criação de câmaras distintas para tratar da Previdência e da Assistência Social. A ideia é poder focar e levar ao debate as demandas das gestões municipais, estaduais e da própria gestão Federal.

A criação do Fonassp foi aprovada por unanimidade em 2024, na 9ª Sessão Ordinária do Plenário do CNJ, e reúne representantes de instituições como AGU, DPU, MDS, MPS, MPF, INSS, CNAS, Fonseas, Congemas, CNMP e OAB.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support