Pular para o conteúdo

SNAS integra Conselho Federal do Rio Doce e Litoral Norte Capixaba

A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) passa a integrar o Conselho Federal do Rio Doce e Litoral Norte Capixaba, assumindo papel estratégico na definição de políticas de reparação e fortalecimento da rede de proteção social nos territórios atingidos. A representação da pasta será exercida pelo secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, como titular, e pela coordenadora-geral de Ações Federativas e Participação Social, Célia Márcia Paulino Gomes, como suplente.

Na quinta-feira (25/9), foi realizada a 1ª Reunião dos conselheiros e conselheiras, que serão oficialmente nomeados nesta sexta-feira (26/9), em Cerimônia de Posse no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Conselho, de caráter deliberativo, será responsável pela gestão do Fundo Popular, no valor de R$ 5 bilhões, destinado ao financiamento de projetos voltados às comunidades atingidas. Os investimentos contemplarão ações em diferentes eixos: Economia popular e solidária; Segurança alimentar e nutricional; Educação popular; Tecnologias sociais e ambientais; Promoção do esporte e do lazer; Cultura e mídias locais; e Defesa da terra e território.

A composição será paritária, com 18 representantes de ministérios diretamente envolvidos e 18 representantes da sociedade civil, incluindo lideranças de todos os territórios da Bacia, povos indígenas, comunidades quilombolas, povos e comunidades tradicionais e movimentos sociais.

A atuação da SNAS no Conselho reforça o compromisso do Governo Federal com a proteção social e a participação social qualificada, ampliando a presença do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nos processos de reparação. O Fundo Rio Doce já garantiu recursos para o Programa de Transferência de Renda (PTR) para pescadores e agricultores, para o Profort-SUAS, voltado ao fortalecimento da assistência social nos municípios impactados, além de custear atividades de assessorias técnicas independentes escolhidas pela própria população atingida em Mariana (MG) e Barra Longa (MG). Essas assessorias têm papel essencial para assegurar a participação das comunidades nas decisões e ações de reparação.

Confira a lista completa de conselheiros(as):
Portaria nº 56, de 24 de setembro de 2025

Assessoria de Comunicação – SNAS, com informações da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support