Pular para o conteúdo

35ª CIT SUAS é realizada em Vitória (ES) com aprovação de Resoluções importantes

A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS/MDS) participou, nesta terça-feira (25/11), da 35ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Único de Assistência Social (CIT/SUAS). O encontro ocorreu, excepcionalmente, na sede da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES), em Vitória (ES), antecedendo o Encontro Nacional do Fonseas, que será realizado de 26 a 28 de novembro, na mesma região.

Com pauta extensa, a reunião debateu temas estratégicos para o fortalecimento da Política de Assistência Social, resultando na aprovação de importantes resoluções:

Resoluções aprovadas

  • Regionalização da Proteção Social Especial;
  • Parâmetros para o cofinanciamento federal do Serviço de Proteção em Calamidades Públicas e Emergências (Portaria nº 90);
  • Fortalecimento das provisões dos Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros POP);
  • Parâmetros nacionais do Serviço de Acolhimento para Jovens e Adultos com Deficiência em Residências Inclusivas;
  • Orientações sobre a atuação do orientador/educador social junto a povos e comunidades tradicionais.

A reunião foi conduzida pelo secretário nacional André Quintão e contou com a participação da diretora do Departamento de Gestão do SUAS (DGSUAS), Clara de Sá, dos diretores Regis Spíndola (DPSE), Elias Oliveira (DPSB) e Arimateia Oliveira (FNAS), além de equipe técnica da SNAS.
Também compuseram o quórum representantes do Fonseas e do Congemas — com a presença de suas presidentas, Cyntia Grillo e Penélope Andrade — além de integrantes do CNAS, SENARC e SAGICAD/MDS.

Fortalecimento dos Centros POP

Durante a reunião, o diretor do Departamento de Proteção Social Especial da SNAS, Regis Spíndola, apresentou a proposta de resolução sobre o fortalecimento das provisões dos Centros POP. O texto contou com colaboração do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para Inclusão Social da População em Situação de Rua (CIAMP-Rua).

A resolução aprovada estabelece critérios de elegibilidade e partilha, além de prever:

  • ampliação do cofinanciamento federal em R$ 10 mil para todas as unidades, independentemente do porte;
  • cofinanciamento estadual anual de R$ 40 mil, destinado ao monitoramento das ações.

A proposta foi aprovada por unanimidade.

Regionalização da Proteção Social Especial

Ainda pela manhã, a CIT aprovou a revisão da Resolução CIT nº 17/2013, que trata da regionalização da Proteção Social Especial. A atualização, também apresentada pelo DPSE, aperfeiçoa diretrizes e orientações para o planejamento regional da oferta dos serviços, aprimorando a organização das redes estaduais e municipais.

Novos parâmetros de cofinanciamento federal para emergências

A CIT aprovou, ainda, a atualização dos parâmetros de cofinanciamento federal do Serviço de Proteção em Calamidades Públicas e Emergências. A revisão amplia a abrangência para outras tipologias de desastres, flexibiliza o uso dos recursos e simplifica procedimentos, fortalecendo a capacidade de resposta do SUAS em situações de crise.

A proposta segue agora para análise e deliberação do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), prevista para o início de 2026, assegurando diálogo democrático e controle social na consolidação desse avanço para toda a política de Assistência Social.

Assista à transmissão completa da reunião no canal SNAS/Rede SUAS, no YouTube.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support