Pular para o conteúdo

Capacitação Nacional consolida novo serviço da Primeira Infância no SUAS

Nesta segunda-feira (02), em Brasília, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) iniciou a Capacitação Nacional sobre a Metodologia do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Gestantes e Crianças de 0 a 6 anos (SPSBD-GC), com o objetivo de orientar e alinhar a implementação do novo serviço da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A atividade, promovida pelo MDS em parceria com a Fundação Van Leer e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, marca uma nova etapa do reordenamento do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz e segue até a próxima sexta-feira (06), reunindo equipes estaduais de todo o país.

A Capacitação Nacional reúne aproximadamente 120 representantes estaduais, entre multiplicadores do Primeira Infância no SUAS, referências da Proteção Social Básica e equipes da Secretaria Nacional de Assistência Social. Esses profissionais terão papel estratégico na replicação da metodologia junto aos municípios e no apoio técnico continuado às equipes locais, assegurando a implementação qualificada do novo serviço em todo o território nacional.

O Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Gestantes e Crianças de 0 a 6 anos foi instituído a partir das Resoluções CNAS nº 218/2025 e nº 219/2025, que redefiniram o público e regulamentaram o novo modelo de atendimento no SUAS. A iniciativa fortalece a centralidade da família, amplia a proteção social desde a gestação e consolida a Primeira Infância como serviço estruturante da Proteção Social Básica, com atuação territorializada e integrada à rede socioassistencial.

Cerimônia de Abertura

Realizada no Auditório Subsolo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios, a cerimônia de abertura contou com a participação do secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, que também representou o ministro Wellington Dias; de Marina Arilha, da Fundação Van Leer; de Beatriz Abuchaim, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; do conselheiro Mallon Aragão, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS); da secretária nacional de Renda e Cidadania, Eliane Aquino; do secretário de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, Rafael Guerreiro; da secretária nacional da Política de Cuidados e Família, Lais Abramo; do coordenador de Vigilância da SISAN, José Alexandre; da representante da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Gisele Bertolini; além do diretor de Proteção Social Básica da SNAS, Elias Oliveira.

De acordo com o secretário Quintão, o encontro marca um passo muito importante no processo de consolidação do serviço: “Vamos investir muito este ano do ponto de vista das capacitações para a gente ir firmando o Primeiro Infância no SUAS enquanto serviço nos domicílios, uma mudança importante que consolidar o serviço de visitas domiciliares para crianças e gestantes.”, afirmou.

“Essa transição vincula a iniciativa à Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), fortalece a continuidade, dá mais estabilidade à política e ajuda a garantir a qualidade do trabalho das equipes visitantes.”, destacou.

Já para a secretária nacional da Política de Cuidados e Família, Lais Abramo, quando falamos em cuidado, estamos falando de algo muito concreto, “um trabalho, uma necessidade e um direito de todas as pessoas. É o cuidado do dia a dia, dar banho, alimentar e estimular um bebê, apoiar uma pessoa idosa ou uma pessoa com deficiência que precisa de ajuda para se alimentar, se higienizar e se locomover, por isso a capacitação é algo tão importante”.

Ao longo da manhã, também foi apresentada a palestra sobre o reordenamento do serviço, conduzida pelo diretor do Departamento de Proteção Social Básica, Elias Sousa Oliveira.

Para Elias, o evento fortalece os estados nesse processo de reordenamento, “com a capacitação, eles ganham mais base técnica para conduzir as mudanças. Assim, a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) cumpre seu papel de orientar o serviço e de sustentar um diálogo federativo essencial com estados e municípios”.

No período da tarde, o destaque foi a apresentação do diagnóstico da gestão territorial e do atendimento às famílias com crianças na primeira infância nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), a partir de pesquisa inédita do Banco Mundial e o dia foi encerrado com mesa temática sobre a Primeira Infância na Proteção Social Básica, abordando o PAIF, o SCFV e o atendimento domiciliar.

A partir desta terça-feira (03) até sexta-feira (06), a capacitação segue no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em Brasília, com foco no processo formativo da nova metodologia do SPSBD-GC. As atividades incluem módulos teóricos e práticos sobre desenvolvimento infantil, proteção social, visitas domiciliares, fortalecimento de vínculos familiares, práticas parentais protetivas, equidade e supervisão dos processos de trabalho. A formação será conduzida por equipe especializada da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Ao longo da semana, o encontro reafirma o compromisso do SUAS com a garantia de direitos desde a Primeira Infância, fortalecendo a proteção social, prevenindo violações e promovendo cuidado, dignidade e desenvolvimento integral para gestantes, crianças e suas famílias.

Foto: André Oliveira/MDS.

Saiba mais sobre o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Gestantes e Crianças de 0 a 6 anos AQUI

Veja mais fotos em álbum no Flickr do MDS.

Veja carrossel no Intagram

Assessoria de Comunicação – SNAS.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support