12 de junho – Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

O trabalho infantil ainda é uma realidade para milhares de pequenos brasileiros que são impedidos de vivenciar plenamente sua infância e de desenvolver aptidões próprias a sua idade. Desde meados da década de 1990 o Brasil vem desenvolvendo estratégias para a reversão deste triste quadro com resultados positivos, todavia ainda há muito o que se fazer até que essa violação dos direitos de crianças e adolescentes seja erradicada.

A luta contra o trabalho infantil demanda envolvimento dos diversos segmentos sociais para proteger crianças e adolescentes do ingresso precoce na atividade laboral. Com o objetivo de mobilizar governos e sociedade em todo o mundo, a Organização Internacional do Trabalho – OIT instituiu o dia 12 de junho como o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Tornou-se uma data para reflexão sobre o direito de todas as crianças à infância segura, à educação, livres da exploração infantil e de outras violações. Neste dia são realizados eventos e campanhas de sensibilização sobre a importância de se erradicar o trabalho infantil por todo o mundo.

Neste ano, continuaremos debatendo sobre a exploração da mão de obra de crianças e adolescentes nas cadeias produtivas, devido à importância deste tema no cenário brasileiro. A campanha internacional organizada pela OIT em 2017 está focada nos impactos dos conflitos e catástrofes sobre o trabalho infantil, sendo que a as crianças e adolescentes são os que mais sofrem, em muitas situações ficam desabrigadas, sem escola, são levadas a migrar para outras regiões ou se refugiar em outros países.

O Brasil, registrou uma queda significativa no trabalho de crianças e adolescentes com até 17 anos de idade, cerca de 20%, conforme a PNAD 2015. Ainda assim, temos que continuar dando visibilidade às atividades desempenhadas nos mais diversos setores que ocupam crianças e adolescentes em suas linhas de produção. Principalmente na agricultura, pecuária, silvicultura, pesca e aquicultura, na informalidade, em empreendimentos familiares, em locais onde a fiscalização tem dificuldade de acesso para identificar.

E importante destacar a atuação do Programa Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil -PETI, integrante do Sistema Único de Assistência Social -SUAS como um fator que influenciou na redução do trabalho infantil no Brasil por meio de ações de transferência de renda, atendimento das crianças e adolescentes no serviços de convivência e fortalecimento de vínculos e trabalho social com as famílias.  O Programa articula esforços intersetoriais e dos entes federados para a identificação e atendimento dos casos de trabalho infantil. Desde 2014, com a implementação do redesenho do PETI, passou a executar ações estratégicas estruturadas em 5 eixos: informação e mobilização, identificação, proteção, defesa e responsabilização e monitoramento para acelerar a erradicação do trabalho infantil no Brasil.

A campanha de 12 de junho é uma das atividades previstas no eixo 1 que contempla ações de informação e mobilização nos territórios de incidência do trabalho infantil. Assim, é importante promover campanhas articuladas com as demais ações estratégicas do redesenho, envolvendo toda a rede de parceiros intersetoriais, durante o mês de junho.

Recomendamos estimular a criatividade e utilizar variadas formas de comunicação social para alcançar a todos os estratos sociais e fazê-los refletir sobre o tema. É importante realizar eventos sobre o tema, manifestações, audiências, oficinas e seminários, nos equipamentos do SUAS e da rede socioassistencial, em escolas, associações, postos de saúde, pontos de cultura, sindicatos, ONGs, em espaços públicos e privados.

Cabe destacar que, os estados, o Distrito Federal e os municípios podem desenvolver suas próprias campanhas com material específico e para os municípios identificados com alta incidência de trabalho infantil, que aderiram ao cofinanciamento da AEPETI em 2014, é possível utilizar este recurso federal para a realização da campanha e confecção das peças.

Estamos disponibilizando as peças gráficas desenvolvidas para campanha que podem ser reproduzidas para a elaboração de material de divulgação que podem ser utilizados por todos que consistem em: camiseta, boné, cartaz, folder, banner, outdoor, adesivo, marca livro, etiqueta para identificação de mala/bagagem, lixeira para carro e kit para seminário/evento. Para baixar o arquivo contendo as peças gráficas, clique nos links abaixo:

Além das peças alusivas às cadeias produtivas, podem ser as peças referentes ao cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja) é o ícone da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo que também podem ser reproduzidas. Os municípios também podem desenvolver campanhas próprias nas temáticas mais relevantes para o seu território.

A meta para erradicação do trabalho infantil, contida nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, prevê a erradicação do trabalho infantil no mundo até 2025. O alcance deste objetivo demanda atuação conjunta do poder público, dos empregadores, dos trabalhadores e da sociedade no sentido de potencializar os recursos existentes para o enfrentamento ao trabalho infantil.

Acreditamos no potencial de gestão de sua equipe realizar uma excelente campanha e por isso:

#Todos juntos contra o trabalho infantil!

Os comentários estão encerrados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /srv/www/htdocs/redesuas/wp-includes/functions.php on line 4338 //]]>