Pular para o conteúdo

5ª Conferência Global sobre a Eliminação do Trabalho Infantil

Ministério da Cidadania participa da 5ª Conferência Global sobre a Eliminação do Trabalho Infantil

Hoje, dia 19 de maio, a secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, participa de um evento na Conferência Mundial sobre o Trabalho Infantil: O uso de tecnologia como ferramenta para erradicar o trabalho infantil- Sistema Ipê.

O objetivo deste evento paralelo é apresentar esse sistema, compartilhar os principais desafios enfrentados para o seu desenvolvimento e, ainda, esclarecer como o sistema pode aprimorar a intersetorialidade, que é fundamental na erradicação do trabalho infantil.

Em função dessa intersetorialidade, este painel conta com representantes do Ministério do Trabalho e Previdência, Ministério da Cidadania e do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos que podem explicar como funciona o trabalho articulado, entre as diferentes áreas, e como o Sistema IPÊ pode torná-lo ainda mais eficiente para a erradicação do trabalho infantil.

Acompanhe ao vivo agora:


Agenda do dia 18 de maio :

Palestrante no painel sobre proteção social, secretária Maria Yvelônia apresentou as ações do país para a erradicação do trabalho infantil e destacou o papel da rede integrada do SUAS

A secretária nacional, Maria Yvelônia, no painel sobre o papel da proteção social no combate ao trabalho infantil

O Ministério da Cidadania participa nesta semana da 5ª Conferência Global sobre a Eliminação do Trabalho Infantil. Organizado pelo governo da África do Sul, com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o evento segue até a próxima sexta-feira (20.05) na cidade de Durban.

Desde a primeira Conferência, realizada em Amsterdã em 1997, o Brasil tem sido ator relevante em nível internacional quando se fala no combate ao trabalho infantil, papel reafirmado pelo ministro da Cidadania, Ronaldo Bento. “Temos um grande compromisso com todas as crianças e adolescentes brasileiros, mas, especialmente os que estão em situação de vulnerabilidade”, frisou.

Nesta quarta-feira (18.05), a secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia Barbosa, foi uma das palestrantes no painel que debateu o papel da proteção social no enfrentamento ao trabalho infantil. Ela destacou a importância do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) como sendo a principal estratégia brasileira sobre o tema.

“O PETI abarca várias ações integradas, como transferência de renda, trabalho social com as famílias e serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que estavam trabalhando. O objetivo geral é proteger, prevenir e retirar crianças e adolescentes de atividades laborais”, explicou a secretária.

O PETI faz parte de uma rede de proteção aos cidadãos mais vulneráveis no país e mudaram as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para o combate ao trabalho infantil. “O SUAS está presente em todo o território nacional e, a cada ano, ganha mais capilaridade, em uma cooperação contínua entre as várias esferas de governo e organizações da sociedade civil”, acrescentou Maria Yvelônia Barbosa.

Continue lendo a matéria, clicando aqui.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support