Pular para o conteúdo

Abertura da 14ª Conferência Nacional de Assistência Social apresentará atualização do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária

A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social começa neste sábado (6/12), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, e apresentará durante abertura a atualização do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC) 2025 ao Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
O secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, destaca o papel estratégico da SNAS no processo de revisão do Plano. Para ele, o documento representa não apenas um avanço técnico, mas também a reafirmação da responsabilidade do SUAS na garantia do direito à convivência familiar e comunitária.

“A SNAS participou da liderança dos trabalhos técnicos em todas as etapas do processo. Esse engajamento mostra o compromisso político do MDS e da SNAS com essa pauta.”, afirmou o secretário Quintão.

Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária: atualização construída de forma ampla e integrada

A nova versão do PNCFC, cuja primeira edição data de 2006, é resultado de um extenso processo de avaliação e atualização. A construção envolveu representantes do Poder Executivo, CNAS, Conanda, Sistema de Justiça, organismos internacionais, especialistas e jovens egressos de serviços de acolhimento, em um movimento que combinou estudos técnicos, oficinas participativas e recomendações de profissionais da área.

O documento revisado está estruturado em seis eixos:
  • Políticas de apoio à família e intervenção precoce em situações de risco
  • Acesso e qualidade dos serviços de acolhimento
  • Família acolhedora e novas modalidades de acolhimento conjunto
  • Reintegração familiar segura
  • Adoção legal, segura e orientada pelo superior interesse da criança e do adolescente
  • Adolescentes e jovens egressos de serviços de acolhimento

A SNAS teve participação ativa na coordenação das etapas do processo, articulando diferentes atores envolvidos na proteção de crianças e adolescentes. Segundo o secretário Quintão, a entrega durante a Conferência reforça o papel central do SUAS no tema:
“A entrega do Plano Nacional na Conferência Nacional de Assistência Social reforça a importância do SUAS para a garantia desse direito. O desafio na próxima década será engajar outras políticas públicas com essa pauta.”

A apresentação do PNCFC 2025 marca um passo decisivo rumo ao fortalecimento da política de convivência familiar e comunitária no país, para guiar as ações das próximas décadas.

A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social reunirá participantes de todo o país em uma programação que segue até 9 de dezembro.

SERVIÇO

Apresentação da Atualização do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária 2025

Cerimônia de Abertura

Data: 06/12/25

Horário: 19:30

Local: Centro de Convenções Ulysses guimarães – Brasília/DF.

Saiba mais sobre a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social AQUI.

Assessoria de Comunicação – SNAS.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support