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O Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho –  Acessuas Trabalho busca promover o acesso dos usuários do Sistema Único de Assistência Social – SUAS ao mundo do trabalho por meio de informações e orientações sobre direitos e oportunidades, de ações que estimulam o reconhecimento de potencialidades e o desenvolvimento de habilidades, bem como da articulação com políticas setoriais.

Como Programa da Proteção Social Básica, o Acessuas Trabalho complementa e qualifica as ações dos demais Serviços do SUAS, em especial o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF, tratando do tema específico do mundo do trabalho, e contribuindo para a construção da autonomia dos usuários.

O Programa foi instituído em 2012, com o objetivo de mobilizar e encaminhar usuários para os cursos ofertados pelo Pronatec. No ano 2016 foi reformulado, com o intuito de se aproximar das competências do SUAS, passando a contar com 4 (quatro) eixos de atuação: Identificação e sensibilização de usuários; Desenvolvimento de habilidades e orientação sobre o mundo do trabalho; Acesso a oportunidades; e Monitoramento do percurso de seus usuários no mundo do trabalho. Para todos os eixos, destaca-se como fundamental a articulação com a rede socioassistencial e demais políticas setoriais.

O ciclo de oficinas realizado no âmbito do Programa tem como objetivo orientar os usuários sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho e possibilitar o reconhecimento e o desenvolvimento de suas habilidades, como cooperação, comunicação e gerenciamento de emoções. Também são abordados conteúdos práticos, como elaboração de currículos e participação em entrevistas de emprego. Ao longo do ciclo de oficinas, a equipe do Programa auxilia o usuário na identificação de seu interesse em relação ao trabalho, considerando sua história de vida, suas vivências profissionais, comunitárias e familiares. Dessa forma, o usuário que participa dos ciclos de oficina estará mais bem preparado para ser encaminhado para oportunidades de inclusão produtiva presentes nos territórios.

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Serviços e Programas da Proteção Social Básica no SUAS

 

Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, de 07h às 19h; e nos fins de semana  durante o Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, de 10h às 16h. O atendimento digital funciona 24h, sete dias por semana, por meio do telefone 121.
 

 

Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp através do telefone +55 61 4042-1552 ou pelo link https://wa.me/556140421552.
Essa opção conta também, com o atendimento em Libras.
 
Chat pode ser acessado diretamente pelo link: Chat MDS.
 
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