Massa de ar frio de origem polar deverá chegar na Região Sul
a partir do dia 15 de maio
A partir do dia 16, o frio deverá influenciar as temperaturas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e sudoeste da Região Norte.
O alerta foi feito pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil – SEDEC, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – CENAD, com base nas informações meteorológicas abaixo, geradas pela Rede Nacional de Meteorologia (INMET, CPTEC e SIPAM).
Como o frio deverá afetar as regiões:
Região Sul: a partir do dia 15 de maio, registrando temperaturas negativas e geadas generalizadas.
Possibilidade de neve entre os dias 16 e 17 de maio nas serras gaúcha e catarinense.
Região Sudeste: previsão de declínio acentuado de temperaturas a partir do dia 16 de maio em áreas de São Paulo, sul e sudoeste de Minas Gerais, se estendendo para as demais áreas do Sudeste nos dias subsequentes.
Há chance de geada para o sul e sudoeste de Minas entre os dia 17/05 até 23/05
Região Centro-Oeste: declínio significativo de temperatura a partir do dia 16 de maio e chance de formação de geada no sul de Mato Grosso do Sul entre os dia 17/05 até 23/05.
Região Norte: declínio significativo de temperatura a partir do dia 16 de maio, podendo atingir os estados do Acre e Rondônia.
Prevenção
Com base nas informações acima, recomenda-se:
- Adoção de ações de preparação cabíveis, sejam elas executadas pelas próprias instituições, sejam em articulação com parceiros locais de atuação;
- Comunicação de informações preditivas e recomendações junto à população, visando a adoção de ações de autoproteção.
O Plantão Cenad já comunicou às Defesas Civis estaduais e, nos próximos dias, acompanhará as ações de preparação no enfrentamento do frio intenso, assim como informando qualquer ocorrência significativa.
Saiba mais clicando aqui.
Secretaria Nacional de Assistência Social

