O Departamento da Rede Socioassistencial Privada da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS (DRSP/SNAS/MDS) lança o Programa Aprimora Rede+, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Programa chega para potencializar a rede de proteção socioassistencial formada por 31 mil organizações da sociedade civil de assistência social e cerca de 35 mil unidades públicas.
A iniciativa, por meio da Chamada Pública nº 17/2025 – Extensão e Pesquisa em Participação Social nos Territórios, busca abrir novas oportunidades para fortalecer a participação social nas políticas públicas do Governo Federal, incentivando a mobilização comunitária e a qualificação da sociedade civil, dos movimentos sociais e dos gestores públicos em todo o país.
Objetivos do Aprimora Rede+
O Aprimora Rede+ tem a missão de fortalecer a rede socioassistencial do SUAS, apoiando a profissionalização e a vinculação das entidades e organizações da sociedade civil de assistência social e dos movimentos sociais, enquanto coprodutores de políticas públicas. O programa busca ampliar a cobertura e qualificar as provisões socioassistenciais do SUAS.
Para alcançar esses resultados, o Aprimora Rede+ atua em cinco eixos estratégicos:
- Reordenamento das provisões;
- Articulação da rede;
- Fortalecimento de parcerias;
- Educação permanente;
- Fortalecimento do controle social.
Como participar do edital?
As instituições interessadas poderão submeter propostas em uma das quatro linhas temáticas previstas no edital. Entre elas, destaca-se a Linha 3, destinada especificamente ao Programa Aprimora Rede+, a ser executado no âmbito do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
As propostas selecionadas contarão com apoio financeiro entre R$ 280 mil e R$ 1 milhão. A submissão deve ser realizada até 17 de outubro de 2025, de forma exclusiva pela Plataforma Carlos Chagas, do CNPq, seguindo as orientações do edital. O resultado final está previsto para divulgação em 05 de dezembro de 2025.
Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site do CNPq.