Pular para o conteúdo

Aprimora Rede+: MDS, por meio do DRSP/SNAS, em parceria com SG-PR e CNPq, fortalece a participação social no SUAS e nas políticas públicas federais

O Departamento da Rede Socioassistencial Privada da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS (DRSP/SNAS/MDS) lança o Programa Aprimora Rede+, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Programa chega para potencializar a rede de proteção socioassistencial formada por 31 mil organizações da sociedade civil de assistência social e cerca de 35 mil unidades públicas.

A iniciativa, por meio da Chamada Pública nº 17/2025 – Extensão e Pesquisa em Participação Social nos Territórios, busca abrir novas oportunidades para fortalecer a participação social nas políticas públicas do Governo Federal, incentivando a mobilização comunitária e a qualificação da sociedade civil, dos movimentos sociais e dos gestores públicos em todo o país.

Objetivos do Aprimora Rede+

O Aprimora Rede+ tem a missão de fortalecer a rede socioassistencial do SUAS, apoiando a profissionalização e a vinculação das entidades e organizações da sociedade civil de assistência social e dos movimentos sociais, enquanto coprodutores de políticas públicas. O programa busca ampliar a cobertura e qualificar as provisões socioassistenciais do SUAS.

Para alcançar esses resultados, o Aprimora Rede+ atua em cinco eixos estratégicos:

  • Reordenamento das provisões;
  • Articulação da rede;
  • Fortalecimento de parcerias;
  • Educação permanente;
  • Fortalecimento do controle social.

Como participar do edital?

As instituições interessadas poderão submeter propostas em uma das quatro linhas temáticas previstas no edital. Entre elas, destaca-se a Linha 3, destinada especificamente ao Programa Aprimora Rede+, a ser executado no âmbito do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

As propostas selecionadas contarão com apoio financeiro entre R$ 280 mil e R$ 1 milhão. A submissão deve ser realizada até 17 de outubro de 2025, de forma exclusiva pela Plataforma Carlos Chagas, do CNPq, seguindo as orientações do edital. O resultado final está previsto para divulgação em 05 de dezembro de 2025.

Mais informações e o edital completo estão disponíveis no site do CNPq.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support