Pular para o conteúdo

Prorrogação do prazo para atualização dos dados no Cadastro Único

 Ministério da Cidadania prorrogou por mais 30 dias o prazo para famílias inscritas no Cadastro Único atualizarem seus dados. O recadastramento terminaria na última sexta-feira, dia 14 de outubro, mas foi adiado.

Para os processos de Averiguação e Revisão cadastral, que são geridos pela Secretaria Nacional do Cadastro Único, foram convocadas neste ano as famílias que tiveram o cadastro atualizado pela última vez em 2016 ou 2017. Dessas, algumas contam com pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Portanto, é preciso atentar para o novo prazo e não deixar de atualizar os dados do beneficiário e de sua família no Cadastro Único, para que não haja repercussão no pagamento do benefício.

Lembrando que as repercussões no pagamento do BPC irão ocorrer a partir de julho de 2023, com a exclusão dos cadastros. Portanto, não haverá repercussão no pagamento do BPC em decorrência dos processos de Averiguação e Revisão Cadastral antes desse prazo.

Lembrando que é possível atualizar os dados pelo aplicativo do Cadastro Único ou pela internet (cadunico.cidadania.gov.br). O download para Android está disponível pelo Google Play. Para aparelhos iOS, acesse a Apple Store.

Para que seja feita a atualização pelo aplicativo é necessário estar logado no Gov.br. Dentro do aplicativo ou na versão web é exibida a opção de Atualização Cadastral por Confirmação.

Para fazer a atualização cadastral por confirmação é preciso revisar todos os dados e confirmar que os dados como endereço, integrantes da família, escolaridade e renda permanecem iguais, ou seja, sem dados para incluir, excluir ou alterar. 

Se houver pelo menos um dado a ser modificado, é necessário que o Responsável Familiar compareça ao CRAS ou ao posto de atendimento do Cadastro Único para atualizar o cadastro familiar. Além disso, se o cadastro da família tiver alguma pendência, como por exemplo, se estiver sem responsável familiar ou estiver incluído em Averiguação Cadastral, não vai ser possível atualizar via aplicativo. Nesse caso, a família deve ir ao posto de atendimento do Cadastro Único.

Confira aqui a Instrução Normativa Conjunta SECAD/SE/SENARC/SEDS nº 4, de 13 de outubro de 2022:

CLIQUE AQUI ——> Link

Saiba mais sobre o assunto com os informes que já divulgamos aqui no Blog: Averiguação e Revisão Cadastral para beneficiários do BPC e BPC: Averiguação e Revisão Cadastral de 2022

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support