Pular para o conteúdo

BPC: medidas excepcionais continuam valendo para agilizar a concessão do benefício

Com a Lei nº 14.176, de 22 de junho de 2021, duas situações passaram a ser aplicadas de forma excepcional ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Relembre quais são elas:

1) a realização da avaliação pelo Serviço Social que compõe a avaliação da deficiência por meio de videoconferência; e

2) a aplicação do padrão médio à avaliação social que compõe a avaliação da deficiência, desde que já tenha sido constatado o impedimento de longo prazo na avaliação médica.

Isso foi feito para evitar que os requerentes do BPC tivessem de enfrentar uma longa espera para que o benefício fosse concedido. Ainda, isso se agravava no caso das pessoas com deficiência que pediam o BPC, porque precisam passar por avaliação médica e social – além de atender ao critério de renda – para receber o benefício.

Porém, as duas medidas, da avaliação social por videoconferência e da aplicação do padrão médio à avaliação social, poderiam ser realizadas até 31 de dezembro de 2021.

Com a Portaria Conjunta MC/MTP/INSS nº 18, de 27 de dezembro de 2021, as medidas continuam valendo por mais tempo, buscando, com isso, que as pessoas que têm direito ao BPC passem a recebê-lo com mais agilidade.

Ainda ficou com dúvida? Envie um e-mail para bpc@cidadania.gov.br que o Departamento de Benefícios Assistenciais da Secretaria Nacional de Assistência Social logo te responde.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support