Entre os dias 26 a 28 de maio a Coordenação Geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Departamento de Gestão do SUAS da Secretaria Nacional de Assistência Social realizou levantamento de necessidades de capacitação junto às trabalhadoras dos Municípios de Boa Vista, Alto Alegre, Iracema, Mucajaí e Amajari no Estado de Roraima. A ação ocorreu no âmbito do projeto de Proteção Social Indígena Yanomami. A metodologia utilizada foi a realização de grupos focais com as trabalhadoras do SUAS que atuam diretamente com o provimento dos serviços socioassistenciais para a população Yanomami.

O levantamento de necessidades de capacitação é uma estratégia utilizada para captar junto às trabalhadoras quais as principais lacunas de competências as serem preenchidas por meio de capacitação. A metodologia utilizada foi a do grupo focal, que possibilita amplo diálogo e protagonismo para as trabalhadoras quando da apresentação de suas demandas por capacitação.
Durante o período foram apontadas a necessidade para a oferta de capacitação nos seguintes temas: interculturalidade, atendimento qualificado à população indígena, língua nativa Yanomami, superação de preconceitos; intersetorialidade.
O próximo passo será a consolidação das demandas e encaminhamento à equipe estadual de gestão do trabalho e educação permanente além da coordenação nacional do Projeto Yanomami a fim de que futuras ofertas de capacitação possam contemplar as reais necessidades das trabalhadoras desses municípios.
A atividade contou com a participação do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da SNAS, FUNAI e apoio estratégico da Secretaria Estadual de Trabalho e Bem Estar Social (SETRABES) por meio da Coordenação de Gestão do Trabalho e Educação Permanente. (CGTEP).