Pular para o conteúdo

CGGTEP/DGSUAS Realiza oficina de desenho instrucional no contexto da educação permanente do SUAS no ESTADO DO AMAPÁ.

A Coordenação Geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do Departamento de Gestão do SUAS da Secretaria Nacional de Assistência Social realizou oficina Introdução ao Desenho Instrucional no contexto da Educação Permanente do SUAS no Estado do Amapá. A oficina teve como público alvo a equipe estadual de gestão do trabalho e educação permanente do SUAS.

De caráter inédito, a oficina tratou dos conceitos de andragogia, taxonomia dos objetivos instrucionais (Taxonomia de Bloom), estilos de aprendizagem, além da construção do modelo de DSI (Desenho Instrucional). O modelo DSI corresponde a um processo de planejamento do desenho, oferta, monitoramento e avaliação de ações de formação e capacitação presenciais. Ele é composto pelas seguintes fases: a) Análise de contexto; b) Desenho; c) Desenvolvimento; d)Implementação e e) Avaliação.

Na oportunidade foi construída uma matriz pedagógica para a oferta de um curso de 30 horas na modalidade presencial no tema controle social do SUAS. O curso será ofertado pelo Estado para conselheiros estaduais de assistência social.

A CGGTEP/DGSUAS tem apoiado tecnicamente as equipes estaduais de gestão do trabalho e educação permanente na implementação de suas atribuições conforme previsto na NOB RH de 2006.

O Planejamento Estratégico Situacional (PES) é uma metodologia de planejamento flexível criada pelo economista chileno Carlos Matus, que, em síntese prospecta a resolução de problemas complexos em contextos dinâmicos e incertos. O PES reconhece que a realidade está em constante mudança e que vários atores sociais têm diferentes  interesses em jogo. Possui os seguintes momentos: I) Explicativo (análise situacional, com levantamento e explicação de problemas); II) Normativo (construção do futuro desejado, objetivos e metas a serem alcançadas); III) Estratégico (análise da viabilidade das ações propostas, levando-se em consideração os recursos disponíveis); IV) Tático Operacional (implementação das ações planejadas, acompanhamento e avaliação dos resultados).

A oficina, idealizada pela CGGTEP/DGSUAS, possibilita às equipes estaduais de gestão do trabalho e educação permanente do SUAS discutir problemas de planejamento e construir soluções factíveis envolvendo os aspectos técnicos e políticos. A mesma oficina já foi ofertada para os Estados do Amazonas, Pará, Alagoas, Pernambuco, Roraima, Rio de Janeiro. O próximo estado a receber a oficina será Mato Grosso do Sul.

Durante a semana a CGGTEP/DGSUAS realizará mais três oficinas: Construção da matriz SWOT da equipe de gestão do SUAS do Estado; Mapeamento de competências para gestão do trabalho e educação permanente do SUAS e Desenho instrucional no contexto da Educação Permanente do SUAS. A CGGTEP/DGSUAS tem apoiado tecnicamente todas as equipes estaduais de gestão do trabalho e educação permanente do SUAS em atividades presenciais e remotas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support