FORSUAS/RS: Força de Proteçao do Sistema Único de Assistência Social

MDS cria força-tarefa para fortalecer rede de proteção social em emergências e garantir direitos à população do Rio Grande do Sul

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou nesta quarta-feira (29.05) a criação da Força de Proteção do Sistema Único de Assistência Social no Rio Grande do Sul (FORSUAS/ RS). A iniciativa visa coordenar ações emergenciais de assistência social em situações de risco excepcional, como ocorre no estado, mobilizando recursos e profissionais para garantir a proteção da população afetada. A Portaria MDS Nº 991 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

A portaria que institui a FORSUAS/ RS entra em vigor nesta quarta-feira (29.05) e seus efeitos são restritos ao período em que perdurar a situação de emergência ou estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, reconhecido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. A iniciativa é uma resposta às recentes catástrofes naturais que atingiram o estado, como as fortes chuvas e enchentes que causaram perdas humanas e materiais.”



A FORSUAS/ RS reunirá profissionais da União, estados, municípios e instituições parceiras e atuará em três frentes: preparação, resposta e recuperação, oferecendo apoio técnico e operacional aos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Rio Grande do Sul .

Na fase de preparação , serão realizadas ações de capacitação e planejamento para garantir uma atuação rápida e eficiente em caso de emergência. Durante a resposta, a força-tarefa mobilizará recursos humanos, materiais e logísticos para atender a população afetada, oferecendo serviços como abrigo, alimentação e apoio psicossocial. Já na fase de recuperação , o foco será na reconstrução de projetos de vida e na garantia de direitos básicos (…).



Profissionais de diversas áreas, como assistência social, saúde e segurança pública, poderão integrar a FORSUAS/ RS. A adesão é voluntária e aberta a profissionais que se inscreverem em um processo seletivo e de formação coordenado pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS. A participação será certificada e poderá compor projetos de supervisão técnica.



A força-tarefa também atuará na educação permanente e no fortalecimento do Cadastro Único, garantindo o acesso da população aos benefícios socioassistenciais e de transferência de renda. A iniciativa prevê ainda a oferta de trabalho social, provisões para garantir condições dignas de vida, alojamentos provisórios, segurança alimentar e nutricional, e encaminhamentos para outras políticas públicas.

A publicação está disponível na íntegra aqui:


Leia os Informativos do MDS sobre a Operação Rio Grande do Sul na página de Calamidades Públicas e Emergências do ministério:

https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/calamidades-publicas-e-emergencias/informativos-operacao-rio-grande-do-sul

Os comentários estão encerrados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
//]]>