Pular para o conteúdo

– INFORME –

Pessoas com deficiência beneficiárias do BPC são incluídas como público prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal no Brasil, incluiu os beneficiários com deficiência do BPC como público prioritário no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A Assistência Social tem papel fundamental na articulação dessa ação.  

Neste mês de maio, foram definidas as orientações da vacinação para grupos de pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Entre o público elegível estão 1,6 milhão de beneficiários com deficiência do BPC entre 18 e 59 anos.

A vacinação foi dividida em duas etapas, priorizando a população de acordo com a idade e o maior risco de gravidade e óbito. Os beneficiários com deficiência do BPC serão vacinados com os seguintes critérios:

Fase 1:  De acordo com o número de doses disponibilizadas: Beneficiários entre de 55 a 59 anos;

Fase 2: Por faixa etária: beneficiários de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos.

As Secretarias Estaduais e Municipais de Assistência Social devem sensibilizar e mobilizar o público para o agendamento da vacinação nos territórios. Além disso, é imprescindível a articulação com as respectivas Secretarias de Saúde para o fornecimento da lista nominal dos beneficiários.

Ressalta-se que o Ministério da Cidadania disponibiliza, para gestores e técnicos da Assistência Social, a listagem atualizada e identificada de beneficiários do BPC por meio do Registro Mensal de Atendimento – RMA.

Para maiores informações sobre a Campanha de vacinação contra a Covid-19, acesse o site do Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support