Pular para o conteúdo

Minas Gerais oficializa adesão ao Programa Primeira Infância no SUAS em evento realizado em Belo Horizonte

O Estado de Minas Gerais formalizou, nesta segunda-feira (1/12), sua adesão ao Programa Primeira Infância no SUAS, durante evento técnico realizado no Auditório da Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte. A iniciativa reforça a cooperação federativa entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Governo de Minas Gerais para o fortalecimento das políticas voltadas às gestantes e crianças de 0 a 6 anos.

A mesa de abertura contou com a participação do secretário nacional de Assistência Social, André Quintão (SNAS/MDS), da secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, e de outras autoridades estaduais e de controle social, entre elas:

  • Mariana de Resende Franco, subsecretária de Assistência Social de Minas Gerais;
  • Andressa de Oliveira Lima, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/MG);
  • Elder Carlos Gabrich Júnior, vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/MG);
  • Graciele de Rezende Almeida, promotora de Justiça do CAODCA/MPMG;
  • Paulo Henrique Souza, presidente do COGEMAS-MG.

Durante a solenidade, o Termo de Adesão foi assinado pelo secretário nacional André Quintão e pela secretária estadual Alê Portela. O compromisso reafirma a priorização da primeira infância na agenda governamental e a ampliação da oferta qualificada do Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, incluindo o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Gestantes e Crianças de 0 a 6 anos.

A programação também incluiu a oficina “Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Gestantes e Crianças de 0 a 6 anos – Atenção à Primeira Infância no SUAS”, com participação do diretor do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB/MDS), Elias de Oliveira, e da coordenadora-geral de Programas Intersetoriais, Tuanny Ramos. O encontro reforçou orientações técnicas e operacionais para qualificar a implementação do serviço nos territórios.

Participação expressiva dos municípios

O evento técnico registrou grande mobilização das gestões municipais: foram 272 municípios inscritos, reunindo 580 participantes nas modalidades presencial e on-line. No local, estiveram 134 profissionais, representando 86 municípios.

Panorama do Programa no estado

Minas Gerais é atualmente o segundo estado com maior número de municípios aderidos ao Primeira Infância no SUAS. Ao todo, 318 municípios integram o Programa. Cerca de 111 mil crianças e gestantes foram acompanhadas, mais de 4,5 milhões de visitas domiciliares foram realizadas e R$ 76,7 milhões foram repassados aos municípios para execução das ações, entre janeiro de 2023 e setembro de 2025.

Veja fotos do evento AQUI.

Assessoria de Comunicação – SNAS.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support