Hoje, 3 de dezembro, é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Promovido pelas Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1992, a data tem o objetivo de despertar em todos uma maior compreensão dos assuntos relacionados à deficiência, mobilizando para a defesa da acessibilidade e da inclusão.
Aproveitando a oportunidade, a Secretaria Nacional de Assistência Social, através do Departamento de Benefícios Assistenciais (DBA,) elaborou um documento que tem tudo a ver com grande parte do público do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é pessoa com deficiência.
O documento “Precisamos falar sobre capacitismo” aborda questões relativas ao preconceito, opressão e discriminação que as pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia, nos mais diversos espaços, que podem se traduzir – muitas vezes – em expressões, frases ou jargões que reforçam a visão destorcida de que a deficiência é sinônimo de inferioridade ou incapacidade.
De leitura agradável, e com muitos exemplos práticos, espera-se que os gestores da Assistência Social possam entender melhor como o capacitismo funciona e como ele está enraizado na nossa cultura, servindo até mesmo para repensar condutas e atitudes, nos serviços, programas e projetos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), perante as pessoas com deficiência. Afinal, as pessoas sem deficiência precisam também entender como funciona o universo das pessoas com deficiência, não é mesmo? E como atuaremos de forma efetiva, respeitosa e comprometida junto a esse público se não temos uma compreensão mínima do que está dentro desse universo?
Confira o documento no link abaixo, aproveitando para divulgá-lo aos demais colegas de profissão e trabalhadores do SUAS:
A Secretaria Nacional de Assistência Social agradece a todos os convidados que participaram da construção do material, pois foram pessoas fundamentais para a publicação do documento, que representa mais um passo para o avanço das políticas voltadas para as pessoas com deficiência e da própria Política de Assistência Social no país.