Pular para o conteúdo

No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, é preciso falar sobre capacitismo

Hoje, 3 de dezembro, é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Promovido pelas Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1992, a data tem o objetivo de despertar em todos uma maior compreensão dos assuntos relacionados à deficiência, mobilizando para a defesa da acessibilidade e da inclusão.

Aproveitando a oportunidade, a Secretaria Nacional de Assistência Social, através do Departamento de Benefícios Assistenciais (DBA,) elaborou um documento que tem tudo a ver com grande parte do público do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que é pessoa com deficiência.

O documento “Precisamos falar sobre capacitismo” aborda questões relativas ao preconceito, opressão e discriminação que as pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia, nos mais diversos espaços, que podem se traduzir – muitas vezes – em expressões, frases ou jargões que reforçam a visão destorcida de que a deficiência é sinônimo de inferioridade ou incapacidade.

De leitura agradável, e com muitos exemplos práticos, espera-se que os gestores da Assistência Social possam entender melhor como o capacitismo funciona e como ele está enraizado na nossa cultura, servindo até mesmo para repensar condutas e atitudes, nos serviços, programas e projetos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), perante as pessoas com deficiência. Afinal, as pessoas sem deficiência precisam também entender como funciona o universo das pessoas com deficiência, não é mesmo? E como atuaremos de forma efetiva, respeitosa e comprometida junto a esse público se não temos uma compreensão mínima do que está dentro desse universo?

Confira o documento no link abaixo, aproveitando para divulgá-lo aos demais colegas de profissão e trabalhadores do SUAS:

A Secretaria Nacional de Assistência Social agradece a todos os convidados que participaram da construção do material, pois foram pessoas fundamentais para a publicação do documento, que representa mais um passo para o avanço das políticas voltadas para as pessoas com deficiência e da própria Política de Assistência Social no país.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support