Pular para o conteúdo

Novo CadÚnico do MDS é premiado com troféu HDI 2025.

A ferramenta foi vencedora na categoria Melhor Caso de Uso de Tecnologia, uma das premiações mais importantes do país

A plataforma do Novo Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) foi vencedora na categoria “Melhor Caso de Uso de Tecnologia” do Troféu HDI Brasil 2025, premiação focada em iniciativas inovadoras em gestão de serviços de TI e atendimento.

Para Rafael Osorio, secretário de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) do MDS, a conquista é muito significativa e coroa os trabalhos realizados pelas equipes da pasta em prol da atualização de ferramentas que garantam a efetividade das políticas de assistência social. “O prêmio é um reconhecimento da competência técnica da equipe Sagicad, e nos estimula a continuar aprimorando o Cadastro Único para oferecermos um serviço com cada vez mais qualidade e segurança para a população”, celebra. 

Esta é a segunda vez que a Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do MDS é reconhecida com este prêmio. A primeira ocorreu em 2019, com o aplicativo Meu CadÚnico.

O  MDS estruturou um processo de capacitação à distância para mais de 40 mil operadores do Cadastro Único em todo o país. Essa formação passou a ser obrigatória para quem utiliza o novo portal, elevando a qualidade e a padronização do atendimento às famílias.

Outra ferramenta disponível dentro da plataforma é o Portal Analytics do CadÚnico, que permite aos coordenadores municipais e estaduais acompanhar indicadores estratégicos e monitorar ações de qualificação em curso nos municípios.

O Novo CadÚnico é considerado um marco na modernização da gestão social no Brasil. Entre os avanços tecnológicos apresentados estão:

  • Integração automática com as bases do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para atualização de renda;
  • Integração com o Sistema Presença para atualização de informações de escolaridade;
  • Integração com as bases de óbito do SIRC;
  • Inclusão de informações da TRIA sobre insegurança alimentar;
  • Conexão com dados do Prontuário SUAS para identificar famílias em situação de violência ou restrição de direitos;
  • Aplicativo para coleta offline de entrevistas.

Saiba mais aqui

FONTE: Assessoria de Comunicação – MDS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support