O SUAS no programa de Democratização de imóveis da União

A Secretaria Nacional de Assistência Social, pelo Departamento de Gestão do SUAS, organizou e propôs critérios nacionais no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS para qualificar o acesso ao Programa de Democratização de Imóveis da União lançado pela Secretaria Nacional do Patrimônio da União – SPU.


Nesta última sexta-feira o Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS aprovou, por unanimidade, em sua 326ª Reunião Ordinária estes critérios nacionais, após o tema ter sido pactuado na 23ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite do SUAS – CIT, quando o programa foi apresentado pela SPU ao Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – Congemas e ao Fórum Nacional de Secretários de Estado de Assistência Social.

O Programa de Democratização de Imóveis da União tem como objetivo destinar imóveis da União para as políticas públicas prioritárias, considerando sua função social e ambiental, a partir de diálogo federativo e com a sociedade, em benefício da população.


A Política Nacional de Assistência Social foi a primeira política pública a estabelecer critérios de acesso e se posicionar para priorizar a implantação de unidades socioassistenciais tão necessárias à reconstrução da rede de Proteção Social no país.

Há uma demanda latente por ampliação de unidades que possam atualizar e realizar novos cadastros de acesso a direitos, como o CAD Único e acesso a serviços socioassistenciais. Trata-se de uma medida institucional inovadora e fundamental para o SUAS.


A Resolução pode ser acessada clicando aqui e em breve a Secretaria Nacional de Assistência Social divulgará mais orientações sobre sua aplicação.

Os comentários estão encerrados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
//]]>