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Progredir

O Progredir é um plano de ações do Governo Federal para gerar emprego, renda e promover a construção da autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único. Os cidadãos podem acessar cursos gratuitos de qualificação profissional e vagas de trabalho, elaborar seu currículo e solicitar microcrédito para seu negócio. As oportunidades são ofertadas por parceiros (empresas ou entes públicos) de forma gratuita. Os municípios e as unidades de assistência social também podem se cadastrar como parceiros do Progredir, o que lhes permite: visualizar vagas de trabalho; visualizar cursos gratuitos; visualizar os currículos das pessoas de sua região; inserir vagas de trabalho na plataforma do Progredir; inserir cursos gratuitos na plataforma do Progredir; navegar pela plataforma para orientar as pessoas inscritas no Cadastro Unico a usarem a plataforma do Progredir e para orientar parceiros locais que oferecem cursos e vagas de trabalho. Para saber mais, baixe o tutorial para parceiros. Para divulgar, baixe o material do Progredir. Para fazer um curso EAD sobre o Progredir, clique: (http://mds.gov.br/ead/). Se tiver dúvidas sobre o cadastro, envie e-mail para redeprogredir.senisp@cidadania.gov.br. Acesse: cidadania.gov.br/progredir.

OIM e UFRGS lançam chamada para o Processo de Certificação MigraCidades 2021

PUBLICADO EM 1 DE MARÇO DE 2021 POR MIGRACIDADES A Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançam nesta segunda-feira (1 de março) chamada pública para que governos estaduais e municipais se candidatem ao Processo de Certificação de 2021 da Plataforma “MigraCidades: Aprimorando a Governança Migratória Local no Brasil”. As inscrições estão abertas até 15 de abril e devem ser realizadas no website do projeto. É preciso preencher um formulário e apresentar o documento de intenção de participação assinado pelo gestor local (confira aqui os documentos necessários para a inscrição). O processo de certificação MigraCidades reconhece os esforços dos governos locais e apoia seu progresso ao longo do tempo, através de ferramentas de diagnóstico e priorização de ações. Por meio de capacitações e promoção do diálogo, o MigraCidades também facilita o desenvolvimento de políticas para lidar com os desafios e oportunidades relacionados às migrações internacionais. Iniciado em 2020, o processo de certificação contou com a participação de 27 governos locais – 21 municípios e 6 estados, de todas as regiões do país no primeiro ano. Os governos certificados receberam o “Selo MigraCidades 2020” em entrega simbólica realizada em dezembro em cerimônia virtual transmitida no canal YouTube da OIM Brasil. Acesso completo a matéria, clique aqui Fonte: https://www.ufrgs.br/migracidades/oim-e-ufrgs-lancam-chamada-para-o-processo-de-certificacao-migracidades-2021/

Casos de impossibilidade de inclusão no Cadastro Único

Desde 2016, os requerentes e os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) devem estar inscritos no Cadastro Único. Porém, existem situações em que o cadastramento não pode ser realizado. É o que você vai conferir no material produzido pelo Departamento de Benefícios Assistenciais.

Você sabia que é possível pedir o BPC pelo Meu INSS?

O Meu INSS é um aplicativo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que conta com diversos serviços remotos. Isso significa que a pessoa não precisa ir até uma Agência. Com o fechamento das agências durante a pandemia da Covid-19, o Meu INSS passou a ser mais utilizado. E ele é uma ferramenta usada para solicitar o Benefício de Prestação Continuada (BPC).  Pelo aplicativo, é possível pedir o BPC, enviar e receber documentos, agendar avaliação médica e social, acompanhar o andamento do pedido, entre diversas outras funções. O acesso ao Meu INSS é feito com o login do portal gov.br. Lá, é possível acessar diferentes serviços de diversos órgãos do Governo Federal. Lembrando que há serviços no Meu INSS que não precisam de senha, ok? Ainda, o acesso pode ser feito também pelo site Meu INSS para quem prefere usar o computador ou não tem telefone celular. Para saber como utilizar essa ferramenta preciosa, que é fundamental para que as pessoas idosas e com deficiência possam ter acesso ao BPC, assista aos vídeos que o INSS produziu sobre o Meu INSS: https://www.gov.br/inss/pt-br/centrais-de-conteudo/videos

Informe sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI

Conheça o informe sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil com informações atualizados sobre o PETI. Destaque: As ações realizadas em 2020 podem ser registradas no Simpeti até 28 de fevereiro de 2021. O informe foi elaborada pela Coordenação-Geral de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto e Programas Intersetoriais, do Departamento de Proteção Social Especial. Acesse o documento clicando aqui. SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA ESPECIAL DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL MINISTÉRIO DA CIDADANIA

BPC: “Perguntas Frequentes” já está disponível

Você, gestora, tem alguma dúvida sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC)? Então saiba que tem material novo pra você! Com o documento “BPC: Perguntas Frequentes” você vai ficar por dentro de tudo sobre o benefício. Confira mais uma produção do Departamento de Benefícios Assistenciais. SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA ESPECIAL DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL MINISTÉRIO DA CIDADANIA

Boletim da Rede Privada do SUAS

O Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS deseja a todos (as) um ótimo começo de gestão e que possamos juntos (as) construir uma rede de proteção social cada vez mais qualificada para as famílias brasileiras que acessam os benefícios e ofertas socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com o objetivo de facilitar o acompanhamento das organizações da sociedade civil (OSCs) em seu território, preparamos este boletim com dicas práticas para este trabalho, sendo a gestão do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS), ferramenta que reúne diversas informações sobre ofertas socioassistenciais, sua principal tarefa. Neste documento você pode encontrar todas as informações relativas ao início de seu período como gestor e seu papel em nossa rede socioassistencial. Acesse o boletim DA REDE PRIVADA DO SUAS DE BOAS VINDAS AOS GESTORES clicando na imagem acima ou aqui. Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS Secretaria Nacional de Assistência Social Secretaria Especial do Desenvolvimento Social Ministério da Cidadania

Nota Técnica orienta sobre atendimento na rede socioassistencial em relação aos requerimentos do BPC

Para os gestores recém-chegados à Assistência Social, é importante saber que a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) está à frente da implementação, coordenação, regulação, financiamento, monitoramento e avaliação do Benefício de Prestação Continuada (BPC). E, não faz muito tempo, acompanhando as mudanças ocorridas no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) quanto às novas formas de acesso ao BPC, em especial com a intensificação do uso da Central 135 e do site/aplicativo de celular “MEU INSS”, a SNAS publicou uma Nota Técnica junto com o INSS e o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que trata do atendimento na rede socioassistencial em relação aos requerimentos do benefício. A Nota Técnica está disponível aqui.

Disponível o conteúdo técnico da live de boas-vindas às novas equipes municipais de gestão da Assistência Social

Quais são os primeiros procedimentos a serem adotados pelas novas Secretárias e pelos novos Secretários municipais de Assistência Social? Nessa live, a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) dá as boas-vindas às novas gestões municipais da política pública de Assistência Social. Durante a apresentação ao vivo, as equipes técnicas e de gestão da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) apresentaram as primeiras providências a serem tomadas para a adequação das gestões municipais aos parâmetros do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Além disso foi apresentado um panorama geral do SUAS, com orientações sobre onde acessar informações importantes, além dos principais aspectos dos serviços e benefícios da política de assistência social. Acesse o material completo da live aqui no blog da Rede SUAS na página de Boas-Vindas; http://blog.mds.gov.br/redesuas/boas-vindas/ Acompanhe em nosso canal no Youtube no endereço: https://www.youtube.com/c/ComunicaSUAS SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SECRETARIA ESPECIAL DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL MINISTÉRIO DA CIDADANIA

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