Pular para o conteúdo

Plano Municipal de Assistência Social: Passo a passo para o planejamento local

O Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) é o principal instrumento de planejamento da política de assistência social, previsto na LOAS e regulamentado pela NOB-SUAS/2012. Ele orienta a execução descentralizada, participativa e articulada ao orçamento público, sendo condição para o repasse de recursos federais. Sua elaboração deve basear-se em diagnósticos socioterritoriais e envolver conselhos, trabalhadores, entidades, usuários e demais atores do SUAS, articulando-se a outras políticas públicas, às deliberações das conferências, ao II Plano Decenal e aos Pactos de Aprimoramento da Gestão do SUAS.

A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) tem papel estratégico de indução e apoio técnico aos municípios na elaboração e aprimoramento dos PMAS, assegurando o alinhamento com as diretrizes nacionais, o futuro III Plano Decenal (2026–2036), os novos Pactos de Aprimoramento e o fortalecimento do monitoramento e da vigilância socioassistencial. A SNAS atua para consolidar o PMAS como ferramenta de gestão baseada em evidências e dados oficiais (CadÚnico, Censo SUAS, MonitoraSUAS, RMA, entre outros).

A articulação com o UNICEF reforça essa estratégia, atualizando e fortalecendo os PMAS no novo ciclo (2026–2029). O Selo UNICEF, que há 26 anos reconhece municípios comprometidos com os direitos de crianças e adolescentes, passa a se alinhar ao SUAS, sincronizando indicadores e promovendo o planejamento integrado. No ciclo 2025–2028, participam 2.200 municípios, que devem apresentar PMAS com diagnóstico territorial (incluindo povos indígenas e quilombolas), plano de vigilância socioassistencial e ações de preparação e resposta a emergências.

Durante o Encontro Nacional do Congemas, a SNAS lançou a Cartilha “Plano Municipal de Assistência Social: Passo a passo para o planejamento local”, instrumento técnico que orienta e apoia gestores municipais na elaboração dos planos, apresentando diretrizes atualizadas, exemplos de boas práticas e a integração com o Selo UNICEF.

Essa parceria SNAS–UNICEF e o lançamento da cartilha fortalecem a cooperação federativa e intersetorial, aprimoram a gestão municipal e ampliam o alcance da proteção social, consolidando o PMAS como um instrumento vivo, participativo e voltado a resultados concretos para a infância, adolescência e suas famílias.”

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support