Pular para o conteúdo

Portaria publicada nesta quinta-feira (15/05/2025) determina que a nova versão do Prontuário Eletrônico do SUAS integre o Cadastro Único (CadÚnico) em tempo real.

O Prontuário Eletrônico do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) está passando por mudanças que devem facilitar a vida dos inscritos no Cadastro Único e dos profissionais da rede socioassistencial. Desenvolvida em parceria com a Dataprev, a nova versão do Prontuário eletrônico do SUAS foi anunciada por meio de portaria publicada nesta quinta-feira (15/05/2025). O novo sistema está em fase de testes e deve ser disponibilizado para todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do país a partir de setembro.

De acordo com a portaria, o novo prontuário integrará dados com o Cadastro Único (CadÚnico) em tempo real, permitindo que as informações das famílias sejam recuperadas automaticamente durante os atendimentos. As principais inovações da nova versão incluem: Recuperação automática de dados do CadÚnico, visualização do histórico completo de atendimentos da família, geração de relatórios de apoio à gestão e ao monitoramento das ações, além da redução do tempo de atendimento e do aumento da eficiência para técnicos e gestores.

Clique na imagem acima para ler o documento no formato PDF.

Inicialmente, a utilização do novo sistema será focada nas unidades do CRAS, voltando-se principalmente aos equipamentos que ainda não possuem sistema próprio — o que corresponde a cerca de 80% da rede SUAS. A integração e a operação simultânea com sistemas já existentes serão realizadas em etapas posteriores.

Entenda o sistema:

Com potencial de alcançar mais de 240 mil profissionais em todo o país, o Prontuário Eletrônico é um instrumento que registra o histórico de atendimentos e acompanhamentos realizados com famílias e indivíduos, além dos atendimentos coletivos dos serviços no SUAS, evitando a repetição de informações. Além de facilitar o trabalho dos profissionais da rede, do Prontuário eletrônico do SUAS amplia a capacidade de monitoramento e gestão das ações socioassistenciais, qualifica o atendimento e a oferta de serviços e benefícios, garantindo direitos aos usuários da Assistência Social.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support