Agora você encontra informações sobre o PCF aqui também. Acompanhe as atualizações.
Acesse informações sobre o Programa Criança Feliz ao clicar nos links abaixo
Para Você
Ler ou cantar para os bebês e crianças são atividades sempre bem divertidas. Também ajudam no desenvolvimento deles e a fortalecer o vínculo com os cuidadores. Nesta semana, os vídeos mostram exemplos de como os municípios estão orientando a fazer isso com músicas e contação de histórias. Compartilhe as ideias com as famílias que você atende e nas redes sociais.
Nos cards mostramos ainda de que forma pais, mães e cuidadores podem aproveitar momentos como a hora do banho ou de um passeio no quintal para estimular bebês e crianças pequenas. Damos ainda dicas de como envolver os homens nos cuidados com os filhos desde a gestação e também como transformar uma caixa de papelão num divertido túnel de brincadeiras.
E a série sobre vacinação continua nesta semana com um áudio sobre as vacinas que os bebês devem tomar aos seis e aos nove meses. Se puder, dissemine o áudio na comunidade, por meio de rádios comunitárias, comerciais, públicas ou mesmo carros de som.
Com esses conteúdos, o nosso objetivo é que você, visitador ou visitadora do programa, possa apoiar cada vez mais pais, mães, cuidadores e comunidades no desenvolvimento da primeira infância no Brasil.
Imagens WhatsApp
Gestantes | 0 a 3 anos
Envolver os homens no cuidado com os filhos é importante para as crianças. Na gestação, ir as consultas de pré-natal, fazer carinho na barriga, cantar ou conversar com o bebê ajudam a criar o vínculo do futuro papai com o filho. No dia a dia, o homem pode participar das atividades do Criança Feliz, dividir tarefas e aproveitar momentos como a hora de trocar a fralda, dar banho ou colocar para dormir para interagir com os pequenos.
Dica de Luciane Pujol, psicóloga que compõe o Grupo Técnico Estadual do PIM/PCF (RS), e de Eric Paulino Rocha, secretário de Assistência Social de Potengi (CE). O município de Potengi criou uma ação intitulada Superpai, um dia exclusivo para que o pai execute as ações do programa
Todas as idades
Banho é sempre relaxante e gostoso. Aproveite que seu filho está curtindo aquele momento para brincar com ele. Cante, brinque com bolas ou outros objetos plásticos, e com o próprio corpo do bebê.
Brincadeiras simples – por exemplo, perguntar “onde está o dedão do bebê?” – vão deixá-lo alegre a agitado.
6 a 9 meses
Quando seu filho começa a engatinhar, aparecem novas possibilidades de brincadeiras.
Que tal fazer um túnel com uma caixa de papelão? Tire a tampa e o fundo da caixa. Posicione o bebê de um lado da caixa. Você fica do outro lado. Mostre um brinquedo e peça para ele vir pegar. Ele vai achar divertido atravessar por dentro do túnel até conseguir alcançar! É uma brincadeira que ajuda no desenvolvimento dele e aproxima ainda mais vocês.
9 a 12 meses
Se o seu bebê já tem mais de 9 meses, leve-o para ter contato com a natureza. Pode ser o seu quintal mesmo, nessa época de pandemia.
Deixe-o engatinhar durante um tempo, mas fique ao lado dele. Fale o nome das coisas que ele vai encontrando, como flores, pedras, árvores, insetos. Sopre as folhas para elas balançarem.
Para o bebê, tudo é uma descoberta. Isso vai estimulá-lo e deixá-lo mais contente! Também fará com que ele comece se interessar mais pela natureza.
COMO ENVIAR AS IMAGENS PARA AS FAMÍLIAS POR WHATSAPP
(A PARTIR DE SEU CELULAR)
0 a 12 meses - Dicas para brincar e contar histórias
1 a 2 anos - Dicas de contar de histórias
COMO ENVIAR OS VÍDEOS PARA AS FAMÍLIAS POR WHATSAPP
(A PARTIR DE SEU CELULAR)
6 a 9 meses - As vacinas de 6 a 9 meses
COMO ENVIAR O ÁUDIO PARA AS FAMÍLIAS POR WHATSAPP
(A PARTIR DO SEU CELULAR)
MENSAGENS DE TEXTO (SMS OU WHATSAPP)
Gestantes
Uma relação de carinho se constrói desde cedo. A partir do 6º mês da gravidez, os bebês já ouvem as vozes da mãe e do pai. Que tal cantar ou conversar com eles?
Todas as idades
Que nenê não gosta de uma brincadeira no banho? Papais e mamães podem aproveitar esse momento para cantar, brincar e passar muito carinho para o bebê.
3 a 6 meses
O bebê ouve tudo a sua volta. Por isso, ler e cantar para ele é importante. Imite sons, faça vozes, aponte figuras no livro. Ele presta atenção e se desenvolve.
9 a 12 meses
Conversar com seu filho ajuda no desenvolvimento dele. Não precisa ler um livro. Conte histórias da sua comunidade ou da sua família. É ainda mais interessante.
COMO ENVIAR AS MENSAGENS DE TEXTO PARA AS FAMÍLIAS
(POR SMS OU WHATSAPP)