Pular para o conteúdo

Proteção social aos povos da Terra Indígena Yanomami (TIY)

A SNAS/MDS vem desenvolvendo uma série de ações para garantir a proteção social dos povos originários, com diálogo constante entre suas secretarias para qualificar esse atendimento. Em 14 de agosto de 2024, foi instituído pelo Decreto nº 11.634 o Grupo de Trabalho – Proteção Social aos Povos Indígenas, marco histórico no ministério, com caráter consultivo e operacional para elaboração e execução de políticas públicas. Esse grupo também acompanha a Estratégia Yanomami e Ye’kwana desenvolvida pela SNAS. 

A emergência na Terra Indígena Yanomami foi declarada em 20 de janeiro de 2023 (Portaria do Ministério da Saúde – MS nº 28/2023), seguida pela Medida Provisória nº 1.209 de 12 de março de 2024, que destinou recursos para ações emergenciais de proteção à vida, saúde, desintrusão de garimpos ilegais e segurança das comunidades. 

No primeiro semestre de 2023, equipes técnicas do MDS iniciaram trabalhos de campo nos estados de Roraima e Amazonas para diagnóstico social, dialogando com gestores locais, lideranças e parceiros como Fundação Nacional dos Povos Indígenas – Funai, Ministério dos Povos Indígenas – MPI, Distrito Sanitário Indígena – DSEI Yanomami e Instituto Socioambiental – ISA. Essas visitas identificaram situações de vulnerabilidade de risco e vulnerabilidade, que reforçaram a necessidade de ação da assistência social. 

Destaques das ações:

  • Abril/2024: Início do processo de escuta com lideranças Yanomami e reuniões intersetoriais, primeira viagem oficial da SNAS/ MDS à TI Yanomami em Roraima após a declaração de emergência e início de missões 
  • Julho/2024:Publicação de portaria MDS nº 1000, que dispõe sobre o repasse emergencial de recursos federais para a oferta de ações socioassistenciais nos Municípios dos Estados do Amazonas e Roraima com territórios Yanomami. 
  • Outubro/2024: Contratação de 12 assessores de campo (4 em atuação permanente) e semana de capacitação em Brasília 

Atualmente, mantemos diálogos contínuos com gestões municipais/estaduais para alinhar a construção de seus Planos de Ação, com participação essencial das lideranças indígenas, respeitando os procedimentos de consulta prévia, livre e informada. A presença constante de assessores da SNAS/ MDS nos territórios representa um avanço histórico da Assistência Social no atendimento aos povos indígenas, permitindo compreender suas potencialidades e vulnerabilidades específicas. 

FALE COM O MINISTÉRIO

 

Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, de 07h às 19h; e nos fins de semana  durante o Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, de 10h às 16h. O atendimento digital funciona 24h, sete dias por semana, por meio do telefone 121.
 

 

Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp através do telefone +55 61 4042-1552 ou pelo link https://wa.me/556140421552.
Essa opção conta também, com o atendimento em Libras.
 
Chat pode ser acessado diretamente pelo link: Chat MDS.
 
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support