Pular para o conteúdo

Semana Nacional de Proteção Integral tem lançamento de cartilha em atenção a crianças e adolescentes migrantes internacionais e suas famílias

Ontem (14/10), o secretário nacional André Quintão representou o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em Brasília, na abertura da Semana Nacional de Proteção Integral: crianças e adolescentes primeiro, coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

“É um encontro muito importante, de várias entregas, publicações e resoluções que buscam aperfeiçoar o conjunto das políticas públicas brasileiras nas várias áreas, dos direitos humanos, da saúde, da assistência social, da educação, enfim, uma ação intersetorial que busca resgatar e garantir a prioridade absoluta para crianças e adolescentes”, ressaltou André Quintão.

Na ocasião o secretário anunciou o lançamento da publicação “ORIENTAÇÕES PARA A ATENÇÃO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES MIGRANTES INTERNACIONAIS E SUAS FAMÍLIAS NO ÂMBITO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS).

O caderno é fruto dos Acordos de Cooperação Técnica firmados entre a Secretaria Nacional de Assistência Social/MDS, com a Agência da ONU para as Migrações (OIM) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), trazendo a materialização da longa parceria e compromisso compartilhado entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas com a estruturação de estratégias de proteção e inclusão social do público migrante no país.

O material integra diretrizes e recomendações que podem apoiar gestoras/es e trabalhadoras/es na atenção a esse público. A proteção às crianças e aos adolescentes migrantes exige ações que considerem as especificidades desta etapa do ciclo de vida e da condição de migrantes, a família, as oportunidades de inclusão em novos contextos de vida e de construção de novos laços de pertencimento comunitário. 

André Quintão destacou os esforços do governo brasileiro na garantia de direitos para crianças e jovens que chegam de outros países nessas condições. “O Brasil dá um exemplo civilizatório ao acolher com dignidade nossos irmãos e irmãs”, declarou.

A Semana Nacional de Proteção Integral tem programação até a sexta-feira (17), com atividades presenciais e virtuais voltadas a temas atuais da agenda da infância e adolescência.

Acompanhe o canal do MDHC no Youtube para assistir as transmissões ao vivo ou para rever momento da abertura na íntegra.

FAÇA O DOWNLOAD DO CADERNO DE ORIENTAÇÕES AQUI

Assessoria de Comunicação – SNAS, com informações da Assessoria de Comunicação – MDS.

LEIA TAMBÉM:

Na Semana Nacional de Proteção Integral, Governo do Brasil reforça ações em defesa de crianças e adolescentes

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support