Preparar profissionais que atuam na linha de frente da Assistência Social no Brasil. Esta é uma das missões do Saberes SUAS, iniciativa da Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania e que, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, foi lançada no dia 27 de abril, com a aula magna sobre o tema “Emergência e Calamidades”.
O evento ocorreu no auditório da Secretaria de Educação a Distância da (SEAD/UFSC), com transmissão pelo Youtube, acompanhado por milhares de pessoas. E reuniu autoridades, gestores, profissionais e pesquisadores que atuam na definição das políticas públicas de Assistência Social do país.

Entre as autoridades presentes, participaram André Rodrigues Veras, secretário substituto da Secretaria Nacional de Assistência Social, Luciane dos Passos, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social de Santa Catarina, e o secretário da SEAD, professor Luciano de Castro, representando a Universidade Federal de Santa Catarina.
Em seu vídeo de boas vindas, a secretária Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia dos Santos Araújo Barbosa, destacou a importância de capacitar os profissionais que fazem o atendimento direto à população.
Também ressaltou o fato de que, pela primeira vez, está sendo ofertado um curso especificamente para profissionais de nível médio. “Participar deste momento representa o fortalecimento dessa política pública, que é alicerçada no saber profissional, no saber técnico e no compromisso com a população brasileira”.
O secretário substituto da Secretaria Nacional de Assistência Social, André Rodrigues Veras, enfatizou sobre o momento ímpar que o evento representa, em relação às 9 mil vagas que os cursos oferecem.

E informou que todos os profissionais que atuam nos estados que alcançaram as metas do CapacitaSUAS já estão cadastrados na plataforma do curso. Para aderir, basta acessar e fazer a inscrição.
A representante da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social de Santa Catarina, Luciane dos Passos, falou sobre a importância da gestão do SUAS, de se promover a qualificação de uma política nacional que supera o viés do assistencialismo e que esclarece os papéis e responsabilidades de cada profissional.
O secretário Luciano de Castro, da SEAD/UFSC, e coordenador do projeto, lembrou do pioneirismo da UFSC na área de EAD, na sua expressiva produção de capacitações em diferentes projetos de qualidade desde 1995. “A SEAD tem apoiado e desenvolvido cursos que integram inovadoras tecnologias e recursos educacionais.
E a parceria da UFSC e a Secretaria Nacional de Assistência Social reforça o protagonismo de ambas em suas áreas de atuação”, explicou.
Sobre emergências e calamidades
“Quando ocorre uma emergência ou calamidade, os profissionais da assistência social e da defesa civil são os primeiros a chegar no local e os últimos a sair”, explicou o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Miguel Ângelo Gomes Oliveira, um dos convidados.
Sua fala aponta para a necessidade de valorizar e capacitar os profissionais que atuam na linha de frente da Assistência Social no Brasil.

“Muitas vezes, em contextos de emergência, existe uma dificuldade dos profissionais em se sentir preparados para assumir o trabalho”, explica a professora Antenora Maria da Mata Siqueira, da Universidade Federal Fluminense. “É uma temática que desperta muito sofrimento”. Ela explica que iniciativas como o CapacitaSUAS e o Saberes SUAS trazem novos elementos para trabalhar essa formação e ações de prevenção.
Em sua palestra, “Educação continuada e construção de saberes SUAS – emergências e desastres”, a professora Antenora reforçou que é preciso desnaturalizar a ideia de desastre.
E explicou que, na Política Nacional de Assistência Social já existem diretrizes com sugestões do que se fazer em ações de prevenção, mitigação e preparação de emergência. “Nós temos as orientações gerais, mas nós não temos algo mais detalhado. E é isso que os profissionais da assistência social podem ajudar a construir. Os estudos de caso que são realizados nos cursos de formação podem ajudar nesse processo, pois são feitos pelas pessoas que estão atuando diretamente e têm muito o que dizer”.
Entre os desafios, a equipe teve que esclarecer junto à população o que de fato ocorreu, elaborar relatórios para obtenção de ajuda humanitária, fazer o levantamento populacional e de informações para subsidiar as políticas públicas, e preparar ações para outras situações de emergência no local, como fortes chuvas e alagamentos. “Quando se fala em calamidades, existe uma tendência de só haver uma atuação nesses momentos de emergência. Mas é preciso de cofinanciamento, para que as equipes possam permanecer de forma continuada, e dessa forma haver pesquisa e a prevenção de fato.”
A segunda palestra, ministrada pela assistente social Emy Oliveira, foi um relato da atuação do SUAS na prática, durante uma emergência que ocorreu no município de Maceió. O desastre teve origem em 2018 com um tremor de terra sentido por moradores de alguns bairros do município. Um deles, o bairro Pinheiro, de classe média, deixou de existir. Foram impactadas 55 mil pessoas.

Sobre o evento
A aula Magna em Florianópolis foi a primeira de uma série de eventos programados em diversas cidades brasileiras, para divulgar o Saberes SUAS. Conhecido pelo nome “Ação Estratégica de Educação Permanente na Construção de Conteúdos e Saberes para o Sistema Único de Assistência Social”, o Saberes SUAS foi idealizado pela Secretaria Nacional de Assistência Social, do Ministério da Cidadania. O curso surgiu da necessidade de capacitar profissionais que atuam em Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) em todo o país, para que possam ter uma formação básica sobre a política pública nesse setor. Serão dois cursos voltados para 9 mil profissionais de ensino superior e médio, que terão início em julho de 2022.
Além das palestrantes, autoridades e gestores, o evento de lançamento teve a participação da professora Simone Benck, reitora pro tempore da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes – UnDF, de representantes de diversos órgãos relacionados à Assistência Social no Brasil, como Miguel Ângelo Gomes Oliveira, presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Valdiosmar Vieira, vice-presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), senhora Iris Maria de Oliveira, do Fórum Nacional de Secretários/as de Estado da Assistência Social (Fonseas), Rodrigo Nery, da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Marcos Antunes do Departamento de Gestão do SUAS (DGSUAS), Annie Kettly Neves Pedrosa, coordenadora-geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente do DGSUAS da Secretaria Nacional de Assistência Social, Luciane dos Passos, da Direção da Assistência Social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social de Santa Catarina, da Sabrina Mores, da Gestão do Sistema Único de Assistência Social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social de Santa Catarina e Márcio Bittencourt, da Gestão do Trabalho no SUAS.
Veja a integra da Aula Magna, clicando aqui.
Mais informações sobre o Saberes SUAS: https://fbsuas-snas.ufsc.br
Laura Tuyama
Jornalista | TV UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina