A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) marcou presença no lançamento da estratégia Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI), realizado nesta terça-feira (30) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância- UNICEF Brasil. É a primeira vez que a Assistência Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), passa a integrar a iniciativa, que inaugura o ciclo 2025–2028.
Representando a SNAS, a chefe de gabinete Magdalena Queiroz destacou a importância da participação da secretaria, através do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), que pode colaborar na construção do Guia Metodológico da UAPI, na definição de indicadores e na revisão do documento. A atuação garantiu a incorporação das diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no atendimento às famílias com crianças na primeira infância.
A UAPI é uma estratégia inovadora que visa qualificar a oferta de serviços públicos voltados para o desenvolvimento integral das crianças. Para isso, combina apoio técnico, formação de profissionais, monitoramento, acompanhamento e certificação de unidades de saúde, educação infantil e assistência social.
A metodologia prevê a adesão dos municípios por meio da assinatura de termo, seguida da escolha das unidades participantes. O UNICEF realiza diagnóstico inicial, propõe plano de ação com metas, oferta capacitações presenciais e online e realiza monitoramentos ao longo do ciclo. As unidades que alcançam melhorias significativas recebem o selo “Unidade Amiga da Primeira Infância – 2025–2028”.
No âmbito da Assistência Social, a estratégia propõe fortalecer o papel do CRAS no cuidado com a primeira infância, respeitando as especificidades e desigualdades dos territórios. O ciclo também prevê educação permanente, troca de experiências e acompanhamento sistemático das ações desenvolvidas, fortalecendo o reordenamento da Primeira Infância no SUAS.
Assessoria de Comunicação – SNAS, com informações do UNICEF Brasil.