A Capacitação Nacional sobre a Metodologia do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Gestantes e Crianças de 0 a 6 anos (SPSBD-GC) segue fortalecendo a implementação do novo serviço e reafirmando o compromisso do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com a Primeira Infância em todo o país.
Nesta quarta-feira (4), a programação foi concentrada no aprofundamento das práticas do cuidado domiciliar. No período da manhã, foram abordados conteúdos relacionados às visitas domiciliares e ao acompanhamento à gestante, com foco na qualificação da atenção ofertada nos territórios.
À tarde, os debates foram voltados ao fortalecimento do relacionamento com cuidadores/as, ao envolvimento da família no processo de cuidado e à parentalidade como base para a construção de vínculos afetivos e protetivos, elementos centrais para o desenvolvimento integral de crianças na primeira infância.
A capacitação segue até o dia 6 de fevereiro, promovendo trocas qualificadas e a construção coletiva de estratégias para uma implementação alinhada, integrada e territorializada do SPSBD-GC, em consonância com as diretrizes do SUAS.
Assessoria de Comunicação – SNAS.

