Trilha 6 - Trabalho Social com Famílias e Territórios para Participação Social no âmbito do PAIF
A Trilha 6 – Trabalho Social com Famílias e Territórios para Participação Social no âmbito do PAIF – dá continuidade aos esforços de qualificação das trabalhadoras e trabalhadores na atuação preventiva frente aos vazios protetivos existentes no Brasil, assumindo uma perspectiva coletiva para enfrentar os desafios vivenciados pela população em situação de risco e vulnerabilidade.

Oficina CRAS e a Participação Social - Cras Cavalcante-GO

Trata-se de um material que se fundamenta no princípio do controle social e reafirma o papel do PAIF na mobilização popular. A trilha assume o compromisso de ser uma ferramenta formativa que fortalece a atuação dos profissionais no objetivo de fazer do CRAS um espaço de vivência coletiva e comunitária, na perspectiva da prevenção, emancipação econhecido pelos usuários como porta de entrada para direitos.

A mobilização popular é uma característica fundante do trabalho social com famílias e territórios, compreendendo que a garantia da autonomia é o horizonte ético-político que orienta nossa prática. Por isso, a construção deste caderno ealizada de forma coletiva, baseada no compartilhamento de saberes e experiências.
Para tanto, foram definidos 5 (cinco ) CRAS em cada região do Brasil. Cada região foi representada por um município: Belém (PA) representando o Norte, Baturité (CE) o Nordeste, Cavalcante (GO) o Centro-Oeste, Belo Horizonte (MG) o Sudeste e Caxias do Sul (RS) o Sul.
A trilha caminha no sentido de promover o território como algo que vai além do espaço físico, mas como um ambiente vivo, atravessado por relações sociais, sentidos, significados e, sobretudo, potencialidades. Um espaço de transformação social e política, que emerge da organização popular e do fortalecimento dos vínculos entre o povo e o poder público.