Pular para o conteúdo

Trilha 6 - Trabalho Social com Famílias e Territórios para Participação Social no âmbito do PAIF

A Trilha 6 – Trabalho Social com Famílias e Territórios para Participação Social no âmbito do PAIF – dá continuidade aos esforços de qualificação das trabalhadoras e trabalhadores na atuação preventiva frente aos vazios protetivos existentes no Brasil, assumindo uma perspectiva coletiva para enfrentar os desafios vivenciados pela população em situação de risco e vulnerabilidade. 

Oficina CRAS e a Participação Social - Cras Cavalcante-GO

Trata-se de um material que se fundamenta no princípio do controle social e reafirma o papel do PAIF na mobilização popular. A trilha assume o compromisso de ser uma ferramenta formativa que fortalece a atuação dos profissionais  no  objetivo de fazer do CRAS um espaço de vivência coletiva e comunitária, na perspectiva da prevenção, emancipação econhecido pelos usuários como porta de entrada para direitos.

A mobilização popular é uma característica fundante do trabalho social com famílias e territórios, compreendendo que a garantia da autonomia é o horizonte ético-político que orienta nossa prática. Por isso, a construção deste caderno ealizada de forma coletiva, baseada no compartilhamento de saberes e experiências.

Para tanto, foram definidos 5 (cinco ) CRAS em cada  região do Brasil. Cada região foi representada por um município: Belém (PA) representando o Norte, Baturité (CE) o Nordeste, Cavalcante (GO) o Centro-Oeste, Belo Horizonte (MG) o Sudeste e Caxias do Sul (RS) o Sul.

A trilha caminha no sentido de promover o território como algo que vai além do espaço físico, mas como um ambiente vivo, atravessado por relações sociais, sentidos, significados e, sobretudo, potencialidades. Um espaço de transformação social e política, que emerge da organização popular e do fortalecimento dos vínculos entre o povo e o poder público. 

FALE COM O MINISTÉRIO

Serviços e Programas da Proteção Social Básica no SUAS

 

Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, de 07h às 19h; e nos fins de semana  durante o Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, de 10h às 16h. O atendimento digital funciona 24h, sete dias por semana, por meio do telefone 121.
 

 

Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp através do telefone +55 61 4042-1552 ou pelo link https://wa.me/556140421552.
Essa opção conta também, com o atendimento em Libras.
 
Chat pode ser acessado diretamente pelo link: Chat MDS.
 
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support