Trilhas do PAIF: Trabalho Social com Famílias e Territórios no contexto da Insegurança Alimentar e Nutricional
O Departamento de Proteção Social Básica (DPSB, da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), tem elaborado materiais de apoio para o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) em forma de cadernos de orientação técnica para o trabalho social com famílias e territórios, que denominamos de “Trilhas”.
O conjunto desses cadernos de orientação técnica visa apresentar, além dos conceitos e princípios éticos, políticos e teóricos da temática trabalhada em cada trilha, um roteiro, um “passo a passo” institucional e metodológico a ser implementado, que orienta os processos de trabalho no âmbito do CRAS.
A escolha da temática foi motivada pelo compromisso do governo federal em colocar a segurança alimentar e nutricional da população brasileira como prioridade na agenda nacional e pela constatação do aumento de demanda e oferta de benefícios eventuais relacionados à insegurança alimentar e programas de alimentação no âmbito do SUAS e do CRAS em todo o país.
O caderno foi elaborado em um processo participativo, com escuta de trabalhadoras(es) e coordenadoras(es) de CRAS, além da interlocução com especialistas, gestores e instâncias do SUAS. Após a consulta pública e contemplando as sugestões e considerações propostas, chegou a hora de disponibilizar o material para a utilização nos municípios em todo o país.
Assim, temos o prazer de apresentar a nossa segunda trilha: Trabalho Social com Famílias e Territórios no contexto da Insegurança Alimentar e Nutricional. Para acessar o caderno clique aqui ou na imagem acima