A Coordenação-Geral de Gestão do Trabalho e Educação Permanente (CGGTEP), do Departamento de Gestão do SUAS (DGSUAS), da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), por meio da Escola do SUAS Simone Albuquerque, em articulação com a Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (EDESP), avança na construção de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da Educação Permanente no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

A parceria tem como objetivo aproximar as Escolas do SUAS nos estados e municípios, promovendo a troca de experiências, o compartilhamento de metodologias e o fortalecimento das capacidades institucionais. A cooperação busca contribuir para a qualificação permanente das trabalhadoras e dos trabalhadores do SUAS, bem como de gestoras(es) e conselheiras(os), respeitando as especificidades territoriais e os desafios da gestão e da oferta dos serviços socioassistenciais.
Entre as iniciativas debatidas, destaca-se a implementação e o fortalecimento do CapacitaSUAS – módulo on-line, ampliando o acesso à formação continuada em todo o território nacional. Também estão previstas oficinas temáticas no âmbito da Gestão do Trabalho, com ênfase em temas estratégicos como assédio moral no ambiente de trabalho e desenho instrucional.
A cooperação entre a Escola do SUAS Simone Albuquerque e a EDESP também envolve a produção de publicações técnicas, o estabelecimento de novas parcerias institucionais e o apoio à diagramação e organização de materiais pedagógicos, assegurando qualidade, acessibilidade e padronização editorial dos conteúdos formativos. Outro ponto importante discutido, foi o apoio institucional e à revisão técnica dos conteúdos, garantindo alinhamento com as normativas do SUAS, consistência conceitual e rigor metodológico nas ações desenvolvidas.
Essa iniciativa reafirma o compromisso da CGGTEP/DGSUAS/SNAS e da EDESP com o fortalecimento da política pública de assistência social. Por meio da valorização do trabalho social, do investimento contínuo na educação permanente das equipes e da construção coletiva de conhecimentos. Seguimos avançando rumo a um SUAS cada vez mais qualificado, integrado e comprometido com a proteção social em todo o Brasil.
