Pular para o conteúdo

Trilhas do PAIF

A “trilha”, é material com orientações técnicas para gestoras(es) e trabalhadoras(es) que atuam na Proteção Social Básica, no âmbito dos Centros de Referência de Assistência Social, (CRAS) no PAIF. Este dispositivo foi criado para compor um conjunto de orientações para o trabalho social no PAIF, visando fortalecer as dimensões teórico metodológicas e técnicas operativas, objetivando sua utilização como guias, apontando caminhos estruturados para a atuação preventiva e proativa nos territórios, reconhecendo a função estratégica do CRAS como articulador da Proteção Social Básica de base territorial.

As trilhas serão construídas uma a uma, integradas aos processos de trabalho que já são prescritos nos Cadernos de Orientações Técnicas sobre o PAIF- Volume 1 e 2. A escolha das trilhas está sendo realizada, a partir da compreensão da multidimensionalidade das vulnerabilidades e riscos sociais que afetam o público-alvo da Proteção Social Básica, tendo o afiançamento das seguranças socioassistenciais como contraponto às desproteções que incidem nessas situações. Cada trilha deverá propor caminhos metodológicos, prioritariamente a partir da dimensão coletiva, com atividades voltadas para as famílias e territórios.

FALE COM O MINISTÉRIO

 

Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, de 07h às 19h; e nos fins de semana  durante o Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, de 10h às 16h. O atendimento digital funciona 24h, sete dias por semana, por meio do telefone 121.
 

 

Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp através do telefone +55 61 4042-1552 ou pelo link https://wa.me/556140421552.
Essa opção conta também, com o atendimento em Libras.
 
Chat pode ser acessado diretamente pelo link: Chat MDS.
 
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support