O SUAS sem racismo

A data de 20 de novembro foi estabelecida como o Dia da Consciência Negra, em memória da morte do líder Zumbi dos Palmares, uma das referências nas lutas da população negra pela liberdade no contexto socioeconômico da escravidão, que perdurou no território brasileiro por quase 4 séculos, e da resistência contra o racismo, o preconceito e a discriminação racial.

A abolição da escravidão no Brasil foi realizada oficialmente por meio da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, assinada pela Princesa Isabel, que tem recebido destaque na história nacional como benfeitora da população negra por seu ato.

Embora essa data seja importante, a memória em torno dela pode secundarizar as lutas e esforços empreendidos por inúmeras lideranças e comunidades negras ao longo da história do país em prol da liberdade e da cidadania da população negra, a qual, luta ainda hoje por sua integração social e por melhores condições de vida, o que não ocorreu de forma plena com a abolição oficial da escravidão.

Para dar visibilidade às lutas contínuas e cotidianas dessa população, que é uma grande demandante da política de assistência social e de outras políticas públicas, o Dia da Consciência Negra – 20 de novembro – constitui-se como um marco, para que o conjunto da sociedade brasileira reflita sobre as contribuições que os africanos e os afrodescendentes deram à construção do país e os desafios que devem ser superados a fim de que a população negra possa efetivamente desfrutar de integral cidadania, acessando os direitos que estão assegurados a todos os brasileiros e contribuindo ainda mais com o desenvolvimento do país.

Os trabalhadores do SUAS também podem contribuir na luta contra o racismo, o preconceito e a discriminação racial refletindo sobre essas questões no cotidiano de sua atuação profissional em conjunto com os usuários atendidos nas unidades da rede. É possível informar-se por meio dos materiais elaborados pela Secretaria Nacional de Assistência Social, disponibilizados no site do Ministério da Cidadania, portal da Assistência Social.

Comunique-se conosco!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os comentários estão encerrados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
//]]>