Pular para o conteúdo

Programa BPC na Escola: relação de beneficiários de 2025.

Neste ano, são cerca de 900 mil crianças e adolescentes até 18 anos, com deficiência, beneficiados pela iniciativa.

A relação de Beneficiários 2025 do Programa BPC na Escola já está disponível para consulta dos gestores municipais. O acesso pode ser feito por meio do Sistema BPC na Escola. Nele, as equipes poderão emitir e registrar o Questionário de Identificação de Barreiras para o acompanhamento dos beneficiários.

Atualmente, mais de cinco mil municípios (91,31% do total), incluindo todas as capitais, já aderiram ao programa. São mais de 877 mil crianças e adolescentes com deficiência beneficiados em todo o país pelo BPC.

Após o preenchimento dos questionários, os técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) devem cadastrar no Sistema BPC na Escola os Planos de Acompanhamento dos Beneficiários e registrar todas as ações realizadas com cada criança ou adolescente.

O processo garante a integração do público atendido aos serviços socioassistenciais e demais políticas públicas, como educação, saúde e direitos humanos.

“Com a divulgação da Relação de Beneficiários 2025, reforçamos o chamado para que os gestores municipais e equipes técnicas atuantes no programa criem estratégias inovadoras e coletivas”, apontou Walace Freitas, coordenador de Projeto do Departamento de Benefícios Assistenciais (DBA) do MDS.

“O objetivo é superar as barreiras que ainda limitam o acesso desses jovens aos serviços públicos, garantindo sua participação social plena e o direito a uma vida digna”, completou Walace.

Agora, as equipes municipais devem priorizar as visitas domiciliares para aplicar o questionário apenas com os beneficiários novos e os beneficiários antigos com questionário não concluído, conforme consta na lista deste ano. Os municípios não devem reaplicar o questionário em casos já registrados anteriormente.

Além da aplicação dos questionários, o coordenador do Grupo Gestor Local (GGL) deve cadastrar no Sistema BPC na Escola o Plano de Acompanhamento das Ações Intersetoriais assim que a meta for atingida. O documento deve incluir as atividades desenvolvidas pelo município para superar as barreiras identificadas, promovendo a inclusão efetiva dos beneficiários.

As equipes técnicas municipais devem priorizar as visitas domiciliares para aplicar o Questionário apenas com os beneficiários novos e os beneficiários antigos com questionário não concluído, conforme consta na lista deste ano. Os municípios não devem reaplicar o questionário em casos já registrados anteriormente.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) está quase concluindo os Pareamentos (2022, 2023 e 2024) do Programa BPC na Escola – cruzamento entre as bases de dados do BPC e o do Censo Escolar. Em breve realizaremos ampla divulgação dos resultados com os quantitativos e percentuais de beneficiários dentro e fora da Escola.

Dúvidas podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento do Programa BPC na Escola, nos telefones (61) 2030-3405 / 3406. bpcnaescola@mds.gov.br


Assessoria de Comunicação – MDS e Núcleo de Gestão da Comunicação Organizacional da SNAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support