Pular para o conteúdo

Semana Nacional da Primeira Infância no SUAS tem primeiro dia de debate com destaque para pauta antirracista

Evento iniciado nesta quarta-feira (20.08) reuniu representantes da pasta, parceiros institucionais e sociedade civil

Foto: Rafaela Rosa – MDS

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) em parceria com o UNICEF Brasil e as Fundações Van Leer e Maria Cecília Souto Vidigal, deram início, nesta quarta-feira (20.08), à Semana Nacional da Primeira Infância no SUAS – Valorização, fortalecimento e transversalização das ações na Primeira Infância no SUAS. A iniciativa reúne, até sexta-feira (22.08), secretários da pasta, equipes do ministério, parceiros institucionais e membros da sociedade civil. Neste primeiro dia de oficinas, as mesas temáticas discutiram os impactos do racismo no desenvolvimento infantil e o papel do SUAS no enfrentamento ao racismo estrutural.

“Não estamos falando de um debate que é de hoje, ele está aí desde sempre. O discurso do racismo é carregado de dor e por isso precisamos falar também das potências. Precisamos olhar as potências para transformar nossas realidades mais rapidamente”, alerta o coordenador-geral de Programas e Ações de Combate às Discriminações do MDS, Bruno Alves Chaves.

No evento, o coordenador-geral dos serviços de Convivência de Fortalecimento e Vínculos da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) do MDS, Mallon Aragão, enfatizou o quanto o diálogo é necessário para que uma nova realidade seja desenhada. “O racismo está na estrutura social brasileira, mas ele não pode estruturar as políticas públicas. Cabe a nós construir esse SUAS antirracista”, defende. “Um SUAS antirracista precisa compreender que fortalecer vínculos é também fortalecer histórias”, pontua. 

Lorena Lucena, coordenadora-geral de Políticas para Convivência Familiar e Comunitária do MDHC, defende que o combate ao racismo na primeira infância necessita estar em prática e que é preciso avaliar as questões de cada território. “Precisamos sair da lógica da generalização e olhar para os territórios. Precisamos construir coletivamente e fortalecer o acompanhamento dessas crianças. Trazendo saúde e serviços para perto”, enfatiza. 

A Semana Nacional integra o Mês da Primeira Infância e reforça o compromisso do MDS com o cuidado, a proteção e o desenvolvimento integral das crianças nessa fase crucial da vida.

O encontro conta com a participação de diferentes secretarias do MDS, como a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (SENARC), a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN) e a Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família (SNCF), evidenciando o caráter transversal e integrado das políticas voltadas à Primeira Infância.

Depois das mesas temáticas, foram realizados  grupos de trabalho regionais para construção de planos de ação. 

Agenda 

Na quinta-feira (21.08), as atividades começam às 8h e, às 9h, a abertura oficial contará com a presença do secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, além de dirigentes da SNCF, SENARC, SAGICAD e SESAN, entre outros. 

Continue lendo AQUI.

Assessoria de Comunicação – MDS

SAIBA MAIS

PIA – Primeira Infância Antirracista

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support