O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), através da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), em parceria com o Unicef Brasil e as Fundações Van Leer e Maria Cecília Souto Vidigal recebeu gestoras/es de diversas áreas para discussões em torno de políticas para o desenvolvimento infantil. Os encontros, em Brasília, marcaram a Semana Nacional da Primeira Infância no SUAS.
No último dia do evento, os debates tiveram como foco o tema “Compromisso com a Primeira Infância: Parentalidade, Vínculos e Mobilização Social”.
O diretor do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB/SNAS/MDS), Elias Oliveira, reforçou a importância de integrar o programa de desenvolvimento infantil à rede do SUAS. “É fundamental que façamos essa transição juntos, com escuta e participação coletiva. Estamos construindo esse caminho, trazendo esse programa tão importante para dentro do SUAS. Aqui, enriquecemos esse debate, consultando quem opera o serviço no território”, afirmou o gestor.

A Mesa Temática 3 – Criança é Prioridade: Mobilização Social e Compromisso Político com a Primeira Infância contou com as contribuições de Tuanny Ramos, coordenadora-geral do DPSB/SNAS/MDS; Beatriz Abuchaim, gerente de Políticas Públicas da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV); Sofia Rebehy, coordenadora de Projetos e Programas do Instituto Futuro é Infância Saudável (Infinis); Josefina Posadas, economista-líder do Banco Mundial; e da consultora Carla Bronzo.
Durante toda a manhã, as convidadas apresentaram iniciativas, ofertas e ações voltadas a municípios e estados, com foco na proteção e equidade na primeira infância.
O encerramento ficou marcado pela mesa “Primeira Infância e a Potência dos Vínculos Familiares no SUAS”, que destacou a importância da construção coletiva e democrática da Política Pública de Assistência Social. Participaram do debate o diretor e as/os coordenadoras/es do DPSB/SNAS/MDS — Elias Oliveira, Deborah Akerman, Tuanny Ramos, Bruno Alves, Mallon Aragão e Ricardo Dutra —, além de Valéria Gonelli, coordenadora de Proteção Social Especial de Média Complexidade do DPSE/SNAS/MDS, e da professora Jucimeri Silveira.

LEIA MAIS
Assessoria de Comunicação – SNAS, com informações do MDS.