Pular para o conteúdo

SNAS promove oficina de Regionalização e outras estratégias de ampliação da PSE em Municípios de Pequeno Porte

A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS/MDS), com apoio do Fórum Nacional de Secretários(as) de Estado da Assistência Social (FONSEAS) e do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), realizou na segunda-feira (15/9), na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, a Oficina de Regionalização e outras estratégias de ampliação da Proteção Social Especial em Municípios de Pequeno Porte.

O encontro contou com a presença do secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, e do diretor do Departamento de Proteção Social Especial da SNAS, Régis Spíndola, além de profissionais e gestoras/es de mais de 20 estados.

A oficina promoveu debates sobre alternativas para ampliar e fortalecer a Proteção Social Especial do SUAS em municípios com menor capacidade instalada, com ênfase na regionalização dos serviços como estratégia para otimização de recursos, ampliação do acesso, valorização da realidade local e garantia de equidade. Foram apresentadas experiências de regionalização em Minas Gerais, Paraíba, Ceará e Maranhão, além de reflexões sobre a Resolução nº 31/2013 do CNAS, que orienta a organização regionalizada de serviços como o de acolhimento de crianças, adolescentes e jovens até 21 anos.

O espaço reafirmou a importância de soluções coletivas, integradas e sustentáveis, fortalecendo o compromisso com a proteção social nos pequenos municípios.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support