Preenchimento do SISC: compromisso com a gestão qualificada do SCFV
O Sistema de Informações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SISC) é uma ferramenta estratégica para a consolidação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Mais do que uma obrigação administrativa, o correto e tempestivo preenchimento do SISC permite construir um retrato fiel da execução do SCFV em todo o território nacional, fortalecendo o planejamento, o monitoramento, a avaliação e a tomada de decisões na Política de Assistência Social.
No 1º trimestre de 2026, o sistema encontra-se disponível para preenchimento desde 1º de janeiro, com prazo final até 20 de março de 2026. Nesse período, é fundamental que gestoras(es) e equipes municipais realizem a atualização regular dos dados, confirmem a participação dos usuários e garantam a fidedignidade das informações declaradas.
As informações registradas no SISC subsidiam:
- a definição de parâmetros técnicos;
- o aprimoramento da oferta do SCFV;
- o acompanhamento da execução do serviço nos territórios;
- o fortalecimento da gestão da informação no SUAS.
A Secretaria Nacional de Assistência Social reforça que a qualidade, a regularidade e a consistência dos dados declarados são determinantes para o aprimoramento da política pública, impactando diretamente o planejamento e a organização da proteção social básica nos municípios e no Distrito Federal.
Contamos com o compromisso das gestões estaduais e municipais para o fortalecimento do SCFV como espaço de convivência, proteção social e garantia de direitos.
Em caso de dúvidas, a Coordenação-Geral de Serviços e Programas de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CGSCFV) permanece à disposição para apoio técnico.
FALE COM O MINISTÉRIO
Serviços e Programas SUAS
Horário de atendimento de segunda a sexta-feira, de 07h às 19h; e nos fins de semana durante o Calendário de Pagamento do Programa Bolsa Família, de 10h às 16h. O atendimento digital funciona 24h, sete dias por semana, por meio do telefone 121.
Pelo aplicativo de mensagens WhatsApp através do telefone +55 61 4042-1552 ou pelo link https://wa.me/556140421552.
Essa opção conta também, com o atendimento em Libras.
Essa opção conta também, com o atendimento em Libras.
Chat pode ser acessado diretamente pelo link: Chat MDS.
Acesse o aplicativo do Telegram e busque a Ouvidoria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome - MDS.
